Um forte temporal atingiu São Miguel do Oeste na madrugada desta quinta-feira, 22, por volta das 2h10, provocando destruição em diversos bairros e interior. De acordo com a Defesa Civil municipal, mais de 200 edificações foram destelhadas, entre residências, comércios e prédios públicos. Ao menos seis famílias ficaram desalojadas.
Entre os relatos, a moradora do bairro Morada do Sol, Rosane Sirlei Elwanger, contou momentos de desespero. "Acordamos com o vento levantando tudo, não deu tempo. Quando chegamos na sala, o telhado já tinha voado. Corremos para o banheiro, que tem laje, mas começou a desandar água por tudo e não tinha o que fazer", contou.
Ela ainda relatou riscos com a rede elétrica. "Os fios começaram a dar curto. Fui até desligar o disjuntor, mas foi muito triste. Quando saí pra fora, minha visita também pedia ajuda. Na hora, a gente só pensa em se proteger e ficar bem. A única parte da casa que tinha laje também estava com risco de cair."
O proprietário de um lava car, Maicon Beike, descreve o momento como preocupante. “Não deu nem um segundo, Um chuvão de pedra. Minha esposa ouviu o barulho e a gente correu pra fora pra ver o que tava acontecendo. Entrou água na minha kitnet, deu quase um metro”, conta.
Apesar do susto, Maicon diz que agora o foco é reconstruir. “Vai ser difícil, não sei o que vou fazer, mas tem que ser forte.”
O coordenador da Defesa Civil, Wuillian Lanza, classificou a situação como "bastante crítica" em algumas regiões e informou que equipes seguem trabalhando para atender as ocorrências.
Rede Peperi