Notícias

Fraudes no INSS: governo deve anunciar calendário de ressarcimento a vítimas na semana que vem

Afirmação foi feita nesta sexta (30) pelo advogado-geral da União, no primeiro dia de atendimento presencial a aposentados e pensionistas

Fraudes no INSS: governo deve anunciar calendário de ressarcimento a vítimas na semana que vem
Foto: Afirmação foi feita nesta sexta (30) pelo advogado-geral da União, no primeiro dia de atendimento presencial a aposentados e pensionistas

O governo federal se planeja para divulgar, na semana que vem, o calendário de ressarcimento a vítimas das fraudes por descontos indevidos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30) pelo advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias.

Segundo ele, um acordo está sendo costurado com a Defensoria Pública da União (DPU) e com o Ministério Público da União (MPU) para que isso possa acontecer. Ainda não se sabe, no entanto, de quanto dinheiro o Executivo precisará dispor para devolver, neste primeiro momento, o dinheiro descontado de aposentados e pensionistas.

Na próxima quarta (4), chega ao fim o primeiro prazo de 15 dias úteis para que as entidades apresentem documentos e comprovem a existência de vínculos associativos com os segurados.

Quando esse período se encerrar, o INSS espera ter uma ideia parcial do valor que terá de ser desembolsado para a devolução daquilo que foi cobrado sem autorização. Inicialmente, estimava-se que cerca de R$ 6 bilhões tivessem sido descontados dos beneficiários entre 2019 e 2024. Só que este montante é impreciso, já que também inclui os descontos autorizados.

Até agora, pouco mais de 2 milhões de brasileiros indicaram que foram cobrados indevidamente. A partir desta sexta (30), com o início do atendimento presencial em mais de 5 mil agências dos Correios espalhadas por todo o país, a expectativa é que esse número possa aumentar.

Devolução até dezembro

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, disse ontem (29) que o governo espera devolver o dinheiro das vítimas das fraudes no INSS até 31 de dezembro. "Primeiro, o governo vai ressarcir e, depois, vai em busca dos recursos das empresas", disse.

O ministro garantiu que a ideia é acelerar esse processo. E que, caso as associações envolvidas no esquema não colaborem, os valores para o ressarcimento podem sair dos cofres públicos.

"Nós vamos até o máximo possível para não colocar dinheiro público, dinheiro dos impostos, dinheiro das pessoas do Tesouro Nacional nesta conta. Agora, em última instância, eu acredito que o presidente [Lula] não vai deixar que nenhum aposentado fique no prejuízo", afirmou.

 
 
 
 
Fonte: SBT NEWS
----------------------
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Domingo
Máxima 17º - Mínima 4º
Períodos nublados

Segunda
Máxima 21º - Mínima 8º
Céu nublado com chuva moderada

Terça
Máxima 20º - Mínima 12º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quarta
Máxima 24º - Mínima 12º
Períodos nublados com chuva fraca

Quinta
Máxima 20º - Mínima 15º
Céu encoberto com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.