São Miguel do Oeste -
Policial -
04/06/2025 03:52
Meteorologista explica fenômeno que causou estragos em São Miguel do Oeste Célula convectiva explosiva provocou chuva intensa, granizo e ventania que destelhou um galpão na cidade. Risco de novos temporais persiste no Oeste.
Na tarde desta quarta-feira (04), moradores de São Miguel do Oeste foram surpreendidos por uma intensa tempestade que trouxe chuva forte e ventania. Um dos registros mais preocupantes foi o destelhamento de um galpão na cidade.
O meteorologista Piter Scheuer explicou que o fenômeno foi provocado pela passagem de uma célula convectiva explosiva, sistema que se forma rapidamente e tem grande potencial destrutivo.
— “Esse tipo de formação gera chuva forte em curto espaço de tempo, granizo pequeno e ventania intensa, como a que foi registrada em São Miguel do Oeste”, detalha Scheuer.
De acordo com o especialista, a condição foi favorecida por uma combinação de fatores atmosféricos:
Uma baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera;
E uma corrente de jato de baixos níveis, uma espécie de "rio de ventos" que vem da Amazônia, transportando grande quantidade de calor e umidade para a região Sul.
Essa configuração cria um ambiente propício para o desenvolvimento de tempestades severas.
O meteorologista também alerta que o risco de novos temporais localizados permanece nas próximas horas em todo o Oeste de Santa Catarina, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
A orientação é para que a população acompanhe os alertas da Defesa Civil e redobre os cuidados durante a ocorrência de tempestades.
WH Comunicações com informações do Meteorologista Piter Scheuer
----------------------
Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS
(49) 9.9979-0446
/
(49) 3621-4806