O Projeto Pelotão Mirim, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec), segue sendo referência em formação cidadã, disciplina e desenvolvimento social. Com 34 anos de atuação, o projeto atendeu, neste primeiro semestre de 2025, 27 estudantes, divididos em duas turmas.
Durante os primeiros seis meses do ano, os alunos participaram de uma programação diversificada, com foco no aprendizado prático, no convívio social e na valorização de temas importantes para a infância e adolescência. Entre as principais atividades, estiveram:
- Aulas de flauta doce e confecção de instrumentos musicais, como o chocalho;
- Oficinas de horta, culinária (bolo de chocolate e bolo de caneca), e confecção de pipas;
- Atividades físicas e recreativas, além de noções básicas de jiu-jitsu e informática;
- Visitas pedagógicas ao Mundo SENAI, ao Recanto Belas Aves e à Sala Histórica do Regimento;
- Participações em eventos como o Dia do Exército, Dia da Cavalaria, despedida do general e o recebimento de uma moção de aplauso;
- Palestras educativas sobre educação financeira (com o Sicoob), higiene bucal (OdontoTop), e orientações da Polícia Militar;
- Rodas de conversa sobre valores familiares e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes;
- Ação de saúde com teste de acuidade visual, em parceria com as Lionesses;
- Celebração de Páscoa, promovendo o espírito de partilha entre os participantes.
O destaque desta semana ficou por conta da comemoração dos aniversariantes do primeiro semestre, que reuniu os alunos do projeto em um momento de alegria, integração e valorização das crianças.
Mais do que atividades extracurriculares, o Pelotão Mirim reforça a construção de valores essenciais para a formação de cidadãos mais conscientes, solidários e preparados para os desafios da vida em sociedade.
Ascom