O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou, após reunião nesta quarta-feira, dia 30, que manterá o valor taxa básica de juros, a taxa Selic, em 15% ao ano. O anúncio vem após sete sete aumentos consecutivos.
“O Comitê tem acompanhado, com particular atenção, os anúncios referentes à imposição pelos EUA de tarifas comerciais ao Brasil, reforçando a postura de cautela em cenário de maior incerteza. Além disso, segue acompanhando como os desenvolvimentos da política fiscal impactam a política monetária e os ativos financeiros. [...] Para assegurar a convergência da inflação à meta em ambiente de expectativas desancoradas, exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado”, diz um trecho do comunicado divulgado pelo BC.
As expectativas de inflação para 2025 e 2026 apuradas pela pesquisa Focus permanecem em valores acima da meta, situando-se em 5,1% e 4,4%, respectivamente.
Em outro trecho do comunicado, o Copom cita que “o ambiente externo está mais adverso e incerto” e que o cenário atual, marcado por “elevada incerteza, exige cautela na condução da política monetária.”
O Comitê antecipa ainda que deve seguir com a interrupção no ciclo de alta de juros para examinar os impactos acumulados do ajuste já realizado. A decisão desta quarta-feira foi unânime e já era esperada pelo mercado financeiro.
Oeste Mais