O 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec), com sede em São Miguel do Oeste recebeu nesta semana cinco novas Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani. A entrega marca o encerramento da substituição das antigas viaturas Urutu, utilizadas desde a década de 1980 pelo Exército Brasileiro.
Com essa nova remessa, a unidade agora conta com um total de 22 viaturas Guarani, todas produzidas no Brasil pela IVECO em parceria com o sistema de defesa nacional. Os novos blindados garantem maior proteção, mobilidade e tecnologia embarcada, incluindo sistemas de defesa contra minas, explosivos e armamentos diretos.
Segundo o comandante do 14º RC Mec, Tenente-Coronel Luiz Fernando Coradini, essa é uma etapa histórica para a Cavalaria Mecanizada.
"É mais um passo na modernização do nosso regimento. Fechamos agora a substituição total dos blindados Urutu, iniciada em 2021. Agora temos 100% de capacidade com viaturas blindadas modernas para transporte de pessoal", afirmou.
A próxima fase de modernização prevê a substituição das viaturas de reconhecimento e dos blindados Cascavel também em uso desde os anos 80 pelas viaturas Centauro, de fabricação italiana. O investimento reforça a prontidão da tropa e consolida o 14º RC Mec como referência operacional no Sul do país.
Ascom