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Controladores de velocidade nas rodovias federais são religados após decisão judicial

Pardais estavam desligados desde 1º de agosto por falta de recursos para pagamento dos contratos

Controladores de velocidade nas rodovias federais são religados após decisão judicial
Foto: Divulgação
Os controladores de velocidade instalados nas rodovias federais foram religados nesta sexta-feira (22), após ordem da Justiça FederalOs equipamentos, conhecidos como pardais, estavam desligados desde o dia 1º de agosto por falta de recursos para pagamento das empresas responsáveis pela operação.

A decisão atende determinação da juíza Diana Wanderlei, da 5ª Vara Federal em Brasília, que havia fixado prazo de 24 horas, na última segunda-feira (18), para o religamento dos radares sob pena de multa ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e às concessionárias.

O Coordenador-Geral de Operações Rodoviárias do Dnit, Leonardo Silva Rodrigues, encaminhou ofício às superintendências da autarquia em todo o país determinando a retomada imediata da fiscalização. No documento, ao qual a coluna teve acesso, Rodrigues afirma que a interrupção representava “grave risco à segurança viária e à vida dos usuários das rodovias federais”.

Atualmente, 3.887 faixas de tráfego são monitoradas pelos controladores de velocidade. O desligamento ocorreu por falta de verba no orçamento federal para manter os contratos ativos. A juíza deu prazo de cinco dias para que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresente um plano para garantir o pagamento imediato às empresas responsáveis.

Servidores do Dnit já vinham alertando desde o ano passado sobre a insuficiência de recursos destinados ao contrato dos radares, durante a elaboração do orçamento de 2025. Apesar das tentativas de ampliar a verba, os valores aprovados não foram suficientes.

Nas rodovias pedagiadas, no entanto, a situação é diferente. Os controladores de velocidade permaneceram ligados durante todo o período em que os pardais federais ficaram inativos, já que nesses trechos a responsabilidade pela fiscalização é das concessionárias que administram as estradas. No Rio Grande do Sul, esse é o caso da BR-101, BR-386 e da freeway.
 
GZH
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