Agosto foi definido como o Mês do Aleitamento Materno no Brasil, e a cor dourada foi escolhida porque representa o padrão ouro da qualidade do leite materno.
Além disso, esse mês já tem um grande histórico de luta pela conscientização do aleitamento desde a década de 1990 em todo o mundo, quando um encontro entre OMS (Organização Mundial da Saúde) e a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) simbolizou os primeiros passos para uma ação global em prol da amamentação. No ano seguinte, em 1991, foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação. Posteriormente, em 1992, foi criada a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
No Brasil, o Agosto Dourado foi estabelecido oficialmente em 2017 por meio de lei federal. Desde então, há uma série de ações que buscam conscientizar a sociedade sobre a importância do leite materno no desenvolvimento de bebês e na saúde das mães, incluindo palestras, eventos, reuniões com as comunidades e decorações marcadas pela cor dourada.
No Programa Viva Bem a enfermeira Delaís Werlang fala mais sobre a campanha e atitudes que influência no sucesso do aleitamento materno exclusivo.
:::MAIS MATÉRIAS DO VIVA BEM:::