Notícias

Justiça decide que Cataratas do Iguaçu são do Paraná; entenda impasse com a União

A ação, apresentada em 2018, questionava o registro do imóvel sob a alegação de que a área seria federal

Justiça decide que Cataratas do Iguaçu são do Paraná; entenda impasse com a União
Foto: Cataratas do Iguaçu: eleita a 7ª principal atração turística do mundo pelo "Travelers' Choice 2022 - Best of the Best" | Wikimedia Commons

Onde ficam as Cataratas do Iguaçu? Um dos maiores cartões-postais do Brasil está localizado no Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná, e é oficialmente propriedade do estado.

A confirmação veio nessa quarta-feira (15), quando a 12ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve a decisão que reconhece o Paraná como titular da área.

Entenda impasse

A disputa judicial teve início em 2018, quando a União entrou com ação pedindo o cancelamento da matrícula nº 35.598 do Cartório de Registro de Imóveis de Foz do Iguaçu, alegando se tratar de área federal.

A Procuradoria-Geral do estado comprovou que, em 1910, a área foi concedida a um particular pelo extinto Ministério da Guerra, e adquirida pelo Paraná em 1919, com escritura registrada.

Em fevereiro deste ano, o TRF4 já havia reconhecido o Paraná como legítimo proprietário, mas a União e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recorreram da decisão. Por unanimidade, o tribunal manteve a decisão.

O que muda após a decisão?

A decisão de onde ficam as Cataratas do Iguaçu pode impactar o futuro da gestão turística, já que parte das receitas operacionais da concessionária que administra os serviços turísticos pode começar a ser repassada ao estado. Atualmente, é destinada de forma integral ao ICMBio.

Desde o primeiro julgamento, foram realizadas audiências de conciliação a pedido do governo do estado, com objetivo de definir responsabilidades sobre fiscalização e monitoramento. Como não houve acordo, a decisão judicial reafirmou a titularidade do Paraná sobre a área.

“É um momento que se reconhece que a propriedade sempre foi do estado. Tentamos uma solução consensual, mas os acordos propostos foram recusados. Seguimos para garantir que os interesses do Paraná estejam preservados", afirmou o procurador-geral do estado, Luciano Borges.

A área do Parque Nacional do Iguaçu abrange aproximadamente 1.085 hectares, incluindo o trecho brasileiro das Cataratas e o Hotel das Cataratas.

SBTNEWS

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 23º - Mínima 19º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sexta
Máxima 22º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 20º - Mínima 13º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 19º - Mínima 8º
Céu limpo

Segunda
Máxima 22º - Mínima 8º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.