Gaeco -
Policial -
29/10/2025 08:34
GAECO e PM Ambiental cumprem 11 mandados de busca e apreensão em sete cidades. Cinco prisões em flagrante foram realizadas por porte ilegal de arma e uso de documento falso.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Polícia Militar Ambiental (PMA) deflagraram na manhã desta quarta-feira (29) a Operação "Libertas", em apoio à 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville. A ação mira 12 suspeitos de cometer crimes contra a fauna silvestre.
Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão simultaneamente em sete cidades catarinenses:
Joinville; Florianópolis; Armazém; Joaçaba; Águas Mornas; Araranguá e Brusque.
Durante o cumprimento dos mandados, foram realizadas cinco prisões em flagrante:
Duas por porte ilegal de arma de fogo.
Três pelo crime do uso de documento falso.
O objetivo da operação é apreender materiais relacionados à prática criminosa para subsidiar a investigação, confirmar autoria e materialidade, e resgatar animais silvestres em situação de flagrante para encaminhamento a locais adequados, como Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).
Ação Nacional contra Crimes Ambientais
A Operação "Libertas" em Santa Catarina está inserida em uma ação nacional de mesmo nome, uma iniciativa da ABRAMPA (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente) em parceria com a WWF-Brasil e Freeland Brasil.
O Projeto Libertas busca fortalecer a capacidade do Ministério Público no enfrentamento dos crimes contra a fauna silvestre. A operação de hoje ocorre de forma coordenada em 11 estados brasileiros: MG, MS, MT, PR, RJ, BA, AL, CE, MA, SC, e RS.
Para a execução em Santa Catarina, foram mobilizados 96 agentes, incluindo 22 do GAECO e 74 Policiais Militares (PMA e equipes táticas), além de contar com o apoio de um veterinário em plantão, disponibilizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Os materiais apreendidos serão encaminhados à Polícia Científica para exames periciais.
O GAECO é uma força-tarefa liderada pelo Ministério Público de Santa Catarina e integrada por diversas forças de segurança, focada no combate a organizações criminosas.
Ascom
----------------------
Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS
(49) 9.9979-0446
/
(49) 3621-4806