Notícias

Câmara de SMO aprova moção de repúdio a decreto federal sobre educação inclusiva

Câmara de SMO aprova moção de repúdio a decreto federal sobre educação inclusiva
Foto: Ascom

Na sessão desta terça-feira (28), a Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou a Moção de Repúdio nº 122/2025, de autoria do vereador Ravier Centenaro (PSD), contra o Decreto Federal nº 12.686, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro.

O texto critica a nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a criação da Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva, instituídas pelo Governo Federal. Segundo Centenaro, a medida representa um retrocesso nas políticas públicas de inclusão escolar e enfraquece o papel de instituições como APAEs e Associações Pestalozzi, que atuam diretamente na educação de pessoas com deficiência.

A moção foi aprovada por maioria, com abstenção dos vereadores Adilson Pandolfo e Ana Flávia Moreira. O documento recebeu apoio de outros nove parlamentares: De March, Borghetti, Bufo, Marli da Rosa, Andréia Rebelato, Silvia Kuhn, Sisse Velozo, Vivi De Carli e Cris Zanatta.

O vereador argumenta que o decreto desconsidera a complexidade das necessidades individuais de crianças com deficiência e impõe obrigatoriedade de inclusão sem estrutura adequada nas escolas regulares. Ele também questiona a exigência de apenas 80 horas de formação específica para profissionais da área.

Além disso, Centenaro critica a falta de diálogo com a sociedade civil e especialistas na formulação da nova política. O documento será encaminhado ao Congresso Nacional, ao Ministério da Educação e ao Governo Federal.

Ascom

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 22º - Mínima 9º
Céu nublado

Sexta
Máxima 24º - Mínima 10º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 26º - Mínima 13º
Céu nublado com chuva fraca

Domingo
Máxima 25º - Mínima 15º
Céu nublado com chuva fraca

Segunda
Máxima 25º - Mínima 16º
Céu nublado com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.