Às vésperas de ciclone intenso, Defesa Civil de SC emite alerta vermelho para temporais e ventos fortes
Fenômeno climático deve provocar chuva intensa, raios e queda de granizo entre sexta (7) e sábado (8); Defesa Civil emite alerta para todo o estado
Santa Catarina entra em estado de atenção máxima a partir desta sexta-feira (7) com a formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre a costa do Sul e do Sudeste do país. O fenômeno deve provocar temporais com chuva intensa, ventos fortes, descargas elétricas e possível queda de granizo em todas as regiões catarinenses, especialmente entre a tarde e a noite.
De acordo com a Defesa Civil, o risco é alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas. As rajadas de vento podem ultrapassar os 80 km/h, com potencial ainda maior nas áreas litorâneas e serranas.
As instabilidades começam nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul durante a manhã, mas devem se intensificar ao longo do dia, atingindo com mais força o Grande Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte entre a tarde e a noite.
Na madrugada de sábado (8), o risco para temporais tende a diminuir, porém, o vento segue intenso, principalmente no litoral, mantendo o mar agitado, com ondas que podem chegar a três metros de altura.
A Defesa Civil reforça que a população deve adotar medidas preventivas, evitando áreas abertas durante as tempestades e locais próximos a árvores, placas ou fios de energia. Em caso de chuva intensa, o órgão orienta que as pessoas não tentem atravessar ruas alagadas ou pontes submersas.
O cenário deve começar a se estabilizar ao longo do fim de semana, à medida que o ciclone se afasta para alto mar. Mesmo assim, a orientação é manter a atenção redobrada até que as condições climáticas melhorem por completo.
SCC