O novo serviço de emissão de carteiras de identidade, iniciado nesta quinta-feira (6) em Santa Catarina, permite que os cidadãos solicitem o documento de casa, precisando se deslocar ao posto de identificação apenas para a retirada.
Até o momento, apenas a segunda via pode ser solicitada, mas a expectativa da Polícia Científica (órgão responsável pelo projeto) é que, a partir de dezembro, a primeira via também possa ser solicitada totalmente on-line.
Para solicitar a segunda via da carteira de identidade, basta acessar o site da Polícia Científica de Santa Catarina ou o sistema SC Fácil e procurar a opção “solicite a emissão online da sua CNI [Carteira Nacional de Identidade]”.
Em seguida, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) será solicitado, e o cidadão deverá escolher a cidade e o posto de identificação de preferência para a retirada.
Para a reimpressão, o cidadão deverá ser maior de 16 anos e não ter tido alterações nos dados. A taxa da segunda via custa R$ 46,89. O serviço só pode ser requerido por quem emitiu o documento a partir de 8 de março de 2023.
O evento de lançamento do programa ainda contou com o anúncio do início do processo de emissão do documento diretamente em maternidades, para que recém-nascidos tenham o registro civil feito. O projeto-piloto será realizado na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis.
O lançamento do programa Identidade Catarina faz parte de um plano que visa facilitar o acesso à identidade e digitalizar o serviço em todo o estado. O governo federal estabeleceu que, até 2032, todas as pessoas devem possuir o novo formato da CIN.
ND+