A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou nesta terça-feira, 16, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 140/2025, que cria a Comenda “Oralina Borges”. A proposta, assinada por sete vereadoras de diferentes partidos, segue agora para sanção do Poder Executivo.
A homenagem será concedida anualmente, no mês de março, como parte das celebrações do Mês da Mulher. A comenda tem como objetivo reconhecer, em vida, mulheres que se destacam em áreas como educação, cultura, trabalho comunitário e atuação profissional.
Cada vereador poderá indicar uma homenageada por ano, e a entrega será feita em sessão solene. As agraciadas receberão uma placa de aço inox, além de terem sua trajetória destacada publicamente.
O nome da comenda presta tributo a Oralina Antônia Lazarotto Borges, educadora que dedicou quase seis décadas à educação e ao voluntariado. Nascida em 1926, Oralina foi professora, catequista e atuou em diversas frentes sociais, especialmente em São Miguel do Oeste. Ela faleceu em abril de 2024, aos 98 anos.
Ascom