A Secretaria de Indústria e Comércio de Guaraciaba está divulgando as ações da Sala do Empreendedor. Conforme explica a secretária Cinthia Borsatto, as atividades são uma parceria com o SEBRAE por meio do Projeto Cidade Empreendedora. Durante este ano a Sala do Empreendedor contabilizou mais de 900 atendimentos.
Cinthia destaca que os trabalhos da Sala do Empreendedor são realizados através da agente de Desenvolvimento, Franciele Vesentin. “Os resultados evidenciam um desempenho abrangente nas atividades de orientação, formalização e suporte aos Micro e Pequenos Empreendedores do município, consolidando o espaço como referência local em desenvolvimento econômico”, destacou a Secretária.
A agente de Desenvolvimento Franciele Vesentin explica que no período, foram formalizados 52 novos Microempreendedores Individuais (MEIs), e essa formalização proporciona ao empreendedor maior segurança jurídica, permitindo a emissão de notas fiscais e facilitando o acesso a fornecedores e mercados. Além disso, o MEI passa a integrar o sistema previdenciário, garantindo direitos como auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade e pensão por morte aos dependentes, desde que mantidas as contribuições mensais ao INSS.
Franciele destaca ainda que em 2025, a Sala do Empreendedor contabilizou mais de 900 atendimentos, abrangendo serviços essenciais para a regularidade fiscal e operacional do MEI, como a emissão das guias do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), Transmissão da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), apoio no cadastramento e na emissão de notas fiscais de produtos e serviços, além de orientações sobre compras públicas, estimulando a participação dos empreendedores nas licitações municipais.
Outro ponto trabalhado através da Sala é o eixo de capacitação, que Segundo Frnaciele, foi fortalecido por meio de consultorias permanentes e palestras direcionadas às áreas de gestão, finanças, inovação e qualidade empresarial. As ações contribuíram significativamente para o aperfeiçoamento das atividades econômicas locais. Para o ano de 2026, está prevista a ampliação das atividades formativas, com a inclusão de cursos específicos alinhados às demandas do setor produtivo municipal.
A agente de Desenvolvimento, Franciele Vesentin, informa que a Sala do Empreendedor manterá a continuidade das ações em 2026 e reforça a atenção dos MEIs às obrigações fiscais. “O prazo para envio da Declaração Anual de Faturamento compreende o período de 1º de janeiro a 31 de maio. O cumprimento dessa obrigação é imprescindível para manter a regularidade do CNPJ e evitar penalidades”, mencionou.
Franciele também ressalta que a primeira guia DAS do exercício de 2026 tem vencimento em 20 de fevereiro. A Agente orienta os empreendedores a procurarem a Sala do Empreendedor para suporte na emissão das guias e na transmissão da Declaração, reafirmando o compromisso institucional do Município de Guaraciaba e do SEBRAE com o fortalecimento e a sustentabilidade dos pequenos negócios.
Ascom