A noite de segunda-feira (6) foi marcada pelo talento e pela desenvoltura de jovens estudantes durante a etapa municipal do concurso Oratória nas Escolas, realizado em São Miguel do Oeste, no Oeste de Santa Catarina.
Promovida pela JCI, a 39ª edição do evento reuniu 13 alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas do município, que apresentaram seus discursos no Centro Cultural da Unoesc, com início às 19h30.
Segundo o presidente da JCI, Bernardo Cerezer, os estudantes classificados nesta etapa terão a oportunidade de representar o município nas fases regional e nacional do concurso.
“É uma oportunidade muito grande para estes jovens desbloquear uma prática oratória que pode mudar muito suas vidas. Então, a JCI gera esta oportunidade para a comunidade”, destacou.
Durante a fase municipal, participaram alunos classificados em sete escolas do ensino fundamental e sete do ensino médio. Ao todo, 13 estudantes realizaram as apresentações avaliadas por uma comissão julgadora.
A próxima etapa será a fase regional, marcada para o dia 1º de agosto, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A banca de jurados foi formada por Delcir Schwengber, Anderson Pelegrini, Marcos de Lima, Sanda Mara Caron e Maria Becker, que avaliaram critérios como desenvoltura, conteúdo e apresentação dos participantes.
Ao final das apresentações, foram classificados para a etapa regional:
- Categoria Ensino Fundamental: 1º lugar – Maria Eduarda Pozati, da Escola Jesus Maria José;
- Categoria Ensino Médio: 1º lugar – Sarah Paladini Pereira, da Escola Unoesc.
O concurso Oratória nas Escolas tem como objetivo estimular a comunicação, a liderança e a capacidade de expressão dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.
Portal São Miguel com Inácio Rohden