O técnico Dorival Júnior anunciou na manhã desta quinta-feira, dia 6, a primeira convocação da Seleção Brasileira de 2025. Os 23 nomes foram chamados para os compromissos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O atacante Neymar, atualmente no Santos, volta à equipe depois de um ano e cinco meses.
Dorival explicou a convocação do camisa 10, que tem se destacado pelo clube paulista neste início de temporada. Neymar vem de um longo período de recuperação de lesões, que na avaliação do técnico da seleção, requer que a expectativa inicial sobre o retorno seja moderada.
“Ninguém precisa falar daquilo que representa o Neymar. Ele vive um processo de recuperação, temos esse entendimento. Também entendemos que a qualidade e capacidade de um jogador como ele acabam sendo um condicionante para que ele possa se recuperar qualquer situação", prosseguiu Dorival, que ainda estendeu uma de suas respostas sobre a presença de Neymar na lista.
"Estávamos o aguardando, é um jogador que todos conhecem muito bem, espero que ele seja muito feliz nesse retorno. Que possamos dar segurança a ele dentro do momento dele, sem criar expectativa altíssima, jogando a responsabilidade nele", completou o treinador.
Veja os jogadores convocados:
- Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al-Nassr)
- Ederson (Manchester City)
- Defensores
- Danilo (Flamengo)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Guilherme Arana (Atlético-MG)
- Léo Ortiz (Flamengo)
- Marquinhos (PSG)
- Murillo (Nottingham Forest)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Flamengo)
- Meio-campistas
- André (Wolverhampton)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Gerson (Flamengo)
- Joelinton (Newcastle)
- Matheus Cunha (Wolverhampton)
- Neymar (Santos)
- Atacantes
- Estevão (Palmeiras)
- João Pedro (Brighton)
- Raphinha (Barcelona)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Savinho (Manchester City)
- Vinícius Júnior (Real Madrid)
Foi a primeira convocação de Dorival Júnior em 2025. No mês passado, ele esteve na Europa para acompanhar treinos e jogos de times de possíveis relacionados. O técnico também vem assistindo a partidas importantes do futebol brasileiro neste primeiro trimestre.
“Tudo é um processo e eu acredito em processos. A seleção vem melhorando. É uma subida gradativa de produção. Se analisarmos as quatro últimas partidas, podemos ver que já houve a apresentação de um nível superior ao que vinha sendo jogado. Confio bastante no trabalho que vem sendo feito. Quanto às seleções de Colômbia e Argentina, serão dois grandes clássicos. Jogos assim motivam ainda mais nossos atletas”, declarou.
Na quinta posição da tabela de classificação, com 18 pontos, o Brasil recebe os colombianos no dia 20 de março, às 21h45, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada. Em seguida, a seleção visita a Argentina, no dia 25, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, às 21 horas.
Oeste Mais