Os eleitores catarinenses, que foram os primeiros a utilizarem as urnas eletrônicas no país, já podem utilizar mais uma inovação nas eleições deste ano, desenvolvida por técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), para trazer mais transparência na totalização dos votos e possibilitar uma apuração independente da Justiça Eleitoral nas Eleições 2022, em âmbito estadual. Foi disponibilizado nesta sexta-feira (30), na loja do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na Play Store, o aplicativo QRTot.
O diretor-geral do TRE, Gonsalo Agostini Ribeiro, que apresentou o aplicativo na reunião de alinhamento do Gabinete de Pronta Resposta (GPR) nesta quarta-feira (28), explica que a ferramenta gratuita permite a leitura do QR Code impresso pela urna eletrônica, por meio do Boletim de Urna (BU), após o término da votação em cada seção eleitoral, às 17 horas.
Ao mesmo tempo em que lê os votos computados no equipamento, ele transmite a informação para um repositório alojado em nuvem privada onde é feito o somatório dos votos das seções eleitorais lidas.
ClicRDC