Certamente eu duvido que já não tenha ouvido que alguém, ou um amigo foi hackeado, perdeu alguma conta, dinheiro, por aí vai. Talvez aconteceu até com você que está aí do outro lado lendo esta matéria agora.
Para ilustrar melhor esta história, sem citar nomes é claro, vou compartilhar uma crônica de uma empresa que não investiu em segurança e proteção, e me foi indicado o contato, pois advinha? Sim, foram atacados por piratas cibernéticos.
Como todo primeiro contato, me apresentei, transferiram o contato para outros setores internos, no final a resposta foi que nada tinha acontecido e que havia uma equipe interna que tinha todos os conhecimentos para manter a empresa protegida e dentro da lei. Sem saber a causa, motivo, razão ou circunstância, um passarinho me contou que a equipe não era equipe, ou seja, “A Grande Equipe de um Homem Só”, título interessante até para escrevermos um livro, e ainda os conhecimentos técnicos nem tão avançados assim, mas alguém precisa resolver este problema, te vira guri, dê seus pulos agora.
Moral da história? Bom, se tem uma, nunca é demais ter as nossas empresas preparadas para qualquer acontecimento, principalmente se tratando de informação. O fator de ataque à esta empresa que narrei não é de meu conhecimento, pode ter sido falha humana, erro de manutenção e controle da rede, ou ainda estes combinados, é bem mais difícil encontrar a causa de um ataque do que se proteger dele, pois quem assim ataca já tem experiência para destruir toda evidência contra si mesmo.
Enfim, depois desta linda história, cheguei na conclusão do artigo de hoje, espero que tenha sido útil para os leitores, isso não é exemplo a ser seguido, assim como muitos outros acontecimentos. Mas não se esqueçam, quem avisa amigo é… ou não.
Digital é segurança
Conectado com confiança e proteção por S NEXT Cibersegurança