Notícias

Na coluna desta sexta, o graduado em Jornalismo e Direito, Roger Brunetto, comenta sobre uma entrevista polêmica de uma renomada cientista que critica e ironiza a Constelação Familiar. E tem muito mais

Também opina sobre o que pensa sobre o Dia dos Finados e o que faria para diminuir a criminalidade no país. Na parte social, elaborou uma ampla matéria sobre a festiva do Lions Clube de São Miguel. Também destaca o casamento do deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa Maurício Eskudlark. E tem muito mais

Na coluna desta sexta, o graduado em Jornalismo e Direito, Roger Brunetto, comenta sobre uma entrevista polêmica de uma renomada cientista que critica e ironiza a Constelação Familiar. E tem muito mais
Foto: Graduado em Jornalismo e Direito, Roger Brunetto

Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação

CONSTELAÇÃO FAMILIAR I

Em entrevista ao Flow, a cientista e graduada e PhD em Física teórica de partículas, que reside e trabalha no Japão, na Universidade de Tsukuba, Gabriela Padilha Bailas, a Bibi Bailas, que sempre fui fã, não só manifestou que é contra, como ironizou a Constelação Familiar. Disse, ainda, que trabalha veementemente no combate a essa prática.

Para ela, é inadmissível que, segundo afirma, a alternativa é disponibilizada pelo SUS, por meio de práticas integrativas e complementares. Além disso, a renomada cientista considera um absurdo sobre o método ser utilizado por muitos advogados como argumento para defender réus. E considera uma aberração que alguns juízes são convencidos pela tese.

CONSTELAÇÃO FAMILIAR Il

Gabriela menciona que um pesquisador da área do Direito e uma advogada analisaram 200 manifestações em defesa da Constelação Familiar que estão no youtube e, concluíram, que todas não passam de falácias.

Bibi citou vários casos e classificou todos de bizarros. Entre eles, relatou um, que tramitou na Justiça, em que uma pedra de crack foi “constelada” para defender o usuário da referida droga. A pedra “teria dito”, por meio do responsável pela constelação, o motivo da pessoa ser viciada. 

Ponderou, no entanto, que cada um faz o que quer. E que sua luta é para que isso não seja mais disponibilizado pelo SUS e nem utilizado no meio jurídico.

 

O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Maurício Eskudlark, e a corretora de imóveis, Eloísa Bachmann, casaram no civil, no cartório de Dona Emma, cidade da noiva, na sexta-feira passada. No sábado, aconteceu outra cerimônia, seguida de jantar. O casamento foi intimista e reuniu apenas familiares dos noivos

FINADOS I

Ontem os cemitérios lotaram. Penso, porém, que túmulos não precisam de velas, flores e coroas. Deixo claro, no entanto, que nada tenho contra os adeptos desta prática. 

Entendo que rezas para os que já partiram são mais eficazes. Principalmente aos que tiveram condutas inadequadas. Mas não apenas no Dia dos Finados. Pode-se orar em qualquer dia, lugar e horário.

Também, no meu entendimento, é mais importante valorizar as pessoas, desde que merecedoras, em vida. Outra situação que constato – e condeno - é que alguém pode ter sido um pervertido, mas quando morre todos falam bem.

Eu, quando morrer, quero que aproveitem todos os órgãos possíveis para salvar ou amenizar o sofrimento de vivos. O que não tiver proveito que seja destinado para algum curso de Medicina como forma de auxiliar os estudos dos acadêmicos.

FINADOS II

Nesta questão de morte ou quando se morre, considero perfeita a definição de Thomas Hardy. O novelista, poeta e escritor inglês, autor de, entre outras obras literárias, ‘Longe Deste Insensato Mundo’ e ‘O Retorto do Nativo’ (recomendo à leitura de ambos os livros), escreveu:

“Que não se saiba de minha morte. Nem se sofra por minha causa. E que eu não seja enterrado em solo consagrado. E quem nenhum sacristão venha a dobrar o sino. E que ninguém peça para ver meu cadáver. E que ninguém me acompanhe em funeral. E que não se plantem flores em minha sepultura. E que ninguém me recorde”.

 DISSE E REPITO

Algumas pessoas comentaram comigo que “peguei pesado” nos meus comentários sobre pedofilia e, principalmente, de padres pedófilos, na coluna de sexta passada.

Tenho a dizer que não retiro uma vírgula. E, no caso, se fosse alterá-lo, aumentaria minhas críticas.

MACHÕES DE ARAQUE

Todo homem que se define com dominador consegue apenas dominar um tipo de mulher: a inflável. E isso quando ela não vaza.

FORMAS DE DIMINUIR A CRIMINALIDADE

Sou contra a pena de morte, mas a favor da prisão perpétua. Certos criminosos, pelas barbáries que cometeram, têm que ficar o resto de suas vidas enclausurados.

Também simpatizo com a ideia da castração química. E os casos teriam que ser divulgados maciçamente. Desta forma, muitos pensariam intensamente antes de praticar o execrável estupro ou a desumana pedofilia.

Vou além: É preciso agir impiedosamente para os autores de determinados crimes. Por isso sou favorável a tortura física.

RALÉ

Funk é “CURTURA” disse a adolescente de 16 anos de idade, mãe de três filhos e grávida do quarto. Todos de pais diferentes, kkkkk.

JULGAMENTOS PRECIPITADOS

Devemos ponderar e analisar com tempo e calma antes de comentar sobre alguém ou situação. E refletir com a razão e nunca com a emoção.  Isso evitará equívocos. 

A pressa é má companhia e péssimo hábito. Jamais seja precipitado e sempre recorra a cautela antes de fazer comentários. Principalmente se forem desabonadores. 

DESAGRADÁVEL

O WhatsApp, por causa de alguns, se torna chato. Uma conversa direta ao telefone que pode durar, no máximo, dois ou três minutos se torna uma eternidade entre digitação e áudio pra lá e pra cá.

Coisa de doido com tempo de sobra e sem ter o que fazer de melhor.     

AOS QUE CONSIDERAM DINHEIRO COISA DO MAL

Se você realmente acredita que o dinheiro é a fonte de todo o mal e que só é possível ganhá-lo em grandes quantias de forma desonesta, tenho uma péssima notícia.

Ou você morrerá pobre porque não quer se misturar com o que acredita ser “mal” e “desonesto” ou está apenas tentando justificar SUA incapacidade de ser honesto ao lidar com dinheiro.

MUI PREOCUPADO

Pouco me importa se fulano não goste de mim ou fala mal. Quero fulano ombreado por que a CAUSA é muito superior do que nossos sentimentos

Não guardo dinheiro, vou guardar rancor?

Adriane Mazzardo, responsável pela franquia da Wizard, de São Miguel, passou 11 dias no Peru. Ela conta que realizou um sonho de infância que foi conhecer Machu Picchu. Aproveitou, também, para visitar todos os pontos turísticos do país

“PARTE VAZIA DO COPO”

Dias atrás assisti uma entrevista de Clóvis de Barros Filho. Foram mais de duas horas e muitos assuntos abordados. Em certo momento, o advogado, escritor, jornalista, filósofo, palestrante e professor na área de Ética disse, metaforicamente, em síntese, “que a parte vazia do copo, quando constatada, confere-nos a humildade necessária para o desenvolvimento”.

É por essa e por outras que o considero o cara. Admiro-o. Inclusive seu estilo, tipo “loucão”. Publicou 30 livros, a maioria em parceria com outras feras. Já li 16, dos quais destaco: ‘Ética na Comunicação´; ‘Felicidade ou Morte’; ‘Somos Todos Canalhas´; ‘Ética e Vergonha na Cara’ e, o que considerei o melhor, ‘A Felicidade é Inútil’.  

Poucos sabem, mas ele é portador de uma doença autoimune que é conhecida como Síndrome de Behçet. “É uma vasculite que ataca prioritariamente olhos, boca e genitais. Enquanto não identifiquei essa síndrome, fui perdendo a visão sem saber direito o porquê. Perdi a vista direita e perdi muito da vista esquerda também. Hoje eu enxergo 10% de uma pessoa normal. Esse processo começou em 2016”, revelou numa outra entrevista.

COMPREENDA AS FRASES

Em todos os casos, com qualquer tipo de “frases” aplicando esforço genuíno para compreendê-las. Só depois desse empenho podemos separar o joio do trigo.

Ou seja: Aquilo que presta, por ser expressão da verdade, daquilo que não presta, por ser apenas mentira conveniente.

Ou você acha que “Ama teu próximo como a ti mesmo” e “Faz o que tu queres, pois é tudo da lei” são frases proferidas com a mesma intenção e terão o mesmo efeito sobre o destino das pessoas?

É a partir deste ponto que entenderá que o que define se uma frase é uma “frase feita” ou não é o USO dado a ela e não a própria frase em si.

O LADO BOM DO EGOÍSMO

Percebe-se uma mentalidade deletéria, escravizada pelo coletivismo que prega o altruísmo, o auto sacrifício, quando alguém diz algo tipo assim: “Perigo! Você está sendo condicionado a ver sua liberdade como egoísta”.

Entendo que não há nada mais egoísta do que ser livre e nada mais auto sacrificante, altruísta, do que ser oprimido para e pelos outros. Egoísmo baseado no uso da razão é, por si só, um ato libertador. 

LEITURA

A leitura é a melhor disciplina na faculdade da vida. Ela produz uma espécie de prazer intelectivo. O conhecimento que proporciona é imensurável. O leitor, por exemplo, conhece países e suas singularidades sem jamais ter colocado os pés neles.

Obras literárias de grandes escritores fogem do trivial. Agregam muito no intelecto, inteligência, vocabulário e na forma de pensar e, consequentemente, agir. 

O que pouco ou quase nada acrescenta são livros escritos pelos Paulos Coelhos da vida. Mesmo assim, é preferível lê-los do que desmerecer a literatura.

FESTIVA DO LIONS

Aconteceu sábado a festiva do Lions Clube de São Miguel. O evento contou com a presença do governador do Distrito LD8 - que abrange desde o Extremo Oeste até a região de Curitibanos (BR 116), César Antônio Schwertz. De acordo com o presidente do Lions migueloestino, Roberto Aurélio Merlo, a agenda foi intensa.

A matéria também servirá para mostrar algumas ações que o Lions Clube São Miguel, por meio de seus integrantes, fez e faz à comunidade, principalmente aos menos favorecidos.

Hospital regional

A programação começou pela manhã com a visita ao hospital regional. Membros do clube de serviço receberam um projeto para equipar a área pediátrica. “O Lions Clube Internacional possui recursos para compra desse tipo de equipamento. Mas há vários trâmites rigorosos”, informa Merlo.

O presidente enfatiza que o Lions está formando uma comissão que vai analisá-lo e proceder os encaminhamentos. Ele lembra que dois anos atrás o Lions doou um equipamento ao hospital regional - na época avaliado em R$ 280 mil. “Também fizemos outras doações. A direção do hospital nos agradeceu muito”, relata.

Visita ao obelisco

Em seguida a comitiva visitou o obelisco do Lions que fica junto ao trevo da BR 282. Segundo Merlo, é uma estrutura para homenagear o Lions. “Mas também serve para informar a quem está chegando na cidade que em São Miguel existe o Lions e integrantes do clube de serviço de outros lugares podem procurar, se necessitarem, os membros daqui”, assinala.

Na Prefeitura

Os integrantes do Lions estiveram reunidos com o prefeito Wilson Trevisan. Merlo menciona que o chefe do Executivo municipal foi muito atencioso e enalteceu o trabalho do Lions. “O prefeito admitiu que há situações que a administração municipal não consegue fazer, mas o Lions consegue”, diz Merlo.

Na Câmara de Vereadores

Em seguida se deslocaram à Câmara de Vereadores que, no ano passado, por meio de emendas impositivas, repassou ao Lions R$ 48 mil. Os encaminhamentos foram dos vereadores Ravier Centenaro, Vanirto Conrad e Carlos Agostini. “Fomos para agradecer e, também, se possível, pedir que o repasse ocorra novamente neste ano por meio de outros vereadores”, salienta o presidente do clube de serviço.

Ele informa que já participou de uma sessão onde apresentou a reivindicação e conversou individualmente com cada vereador. “Fomos muito bem recebidos e estou convicto que em 2023 o valor será ampliado”, destaca.

Plantio de uma árvore

A agenda seguinte faz parte do protocolo do governador que foi o plantio de uma árvore. O Lions ‘adotou’ uma praça que fica no final da Avenida Salgado Filho, entre os Bairros São Luiz e Sagrado Coração de Jesus. “É um ato simbólico que faz parte das cinco causas globais do Lions. Uma delas é zelar do meio-ambiente”, assinala.

Na Unoesc

Em seguida a comitiva se deslocou até à Unoesc. O curso de Odontologia agradeceu a doação que o Lions fez de um aparelho a laser. O equipamento é utilizado para o tratamento de câncer de lábios e gengiva.

Vale salientar que os acadêmicos atendem pacientes do hospital regional, por meio do SUS.  “Mantemos outras parcerias com a Unoesc com o objetivo de auxiliar, naquilo que for possível, os menos favorecidos”, salienta o presidente do Lions de São Miguel.

Reunião administrativa

Em seguinte, ainda na Unoesc, aconteceu a reunião administrativa que faz parte do protocolo do governador. Ele repassou os objetivos e analisou as atividades do clube. Neste sentido são ressaltadas as cinco causas globais do Lions Clube Internacional: visão, diabetes, meio-ambiente, câncer infantil e alívio da fome.

“Sem contar os nossos projetos, do Lions de São Miguel, onde emprestamos cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, andadores, muletas. Emprestamos a quem necessita, em comodato, sem custo algum”, enfatiza Merlo, acrescentando que o Lions desenvolve outras ações à comunidade e procede várias doações a pessoas carentes. Menciona, ainda, o trabalho das domadoras – esposas – que também visitam pessoas necessitadas no sentido de prestar algum tipo de auxílio. 

Confraternização

À noite aconteceu a festiva que foi muito especial. Ocorreram quatro momentos impactantes. O primeiro foi a posse de novos associados. Foram empossados os casais Leandro Scheffer e a esposa Juliane Muller Scheffer, e Andronei Macari e a esposa Eliane Alice Kuhn.

“A exemplo dos demais integrantes são pessoas bem-sucedidas que querem doar um pouco do seu tempo para a comunidade e, principalmente, às pessoas necessitadas”, enaltece Merlo. Hoje, ao todo, o Lions Clube São Miguel tem 74 integrantes.

O segundo momento marcante foi a homenagem procedida a todos os ex-governadores do Lions, região A, cuja abrangência é de Pinhalzinho a Dionísio Cerqueira. 

O terceiro momento e, talvez, o mais emocionante, foi a homenagem a ex-presidentes do Lions Clube São Miguel. “O clube tem 61 anos e alguns, infelizmente, não vivem mais”, lamenta Merlo. Ele explica que a cada festiva quatro ex-presidentes são homenageados.

O quarto momento marcante foi a manifestação do governador César Antônio Schwertz. “Também foi muito interessante por que se trata de uma autoridade leonistica que representa o Lions Distrito LD8”, comenta.

O presidente do Lions Clube São Miguel, Roberto Aurélio Merlo, afirma que o evento foi um sucesso. “Tudo que planejamos saiu da melhor maneira possível. Foi muito proveitoso”, comemora. Merlo enfatiza que o Lions Clube São Miguel sempre seguirá auxiliando à sociedade, em especial os mais carentes, tentando proporcionar que tenham uma vida melhor.  

 Integrantes do Lions Clube São Miguel com o governador Cesar Antônio Schwertz e a esposa Neiva Schwertz (ao centro)

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

Se você diz que tem um “POBREMA” você não tem apenas um problema.

HÁ DEZ ANOS

O cirurgião-dentista, Gustavo Grolli Klein, de São Miguel, mestre e especialista em Cirurgia Buco Maxilo, ficou em segundo lugar no concorrido Latin America Osseointegration (IN – 2013). Trata-se do maior congresso latino americano de implantes.

O evento, realizado em São Paulo, capital, consiste em selecionar os melhores trabalhos, entre todos que foram enviados, para serem apresentados no congresso. Estes, por sua vez, são arguidos por uma banca de professores que decide os dois melhores.

“O trabalho que apresentei foi minha dissertação do mestrado, defendida em novembro do ano passado, que foi desenvolvida no P-I Branemark Intitute, em Bauru, SP, sob orientação do Dr. Hugo Nary Filho”, explica Klein, acrescentando que, neste ano, a denominação foi Prêmio César Arita de Pesquisa Cientifica.

O SOM

“Se ao menos o sorvete não derretesse. Se ao menos ríssemos todos os dias. Se ao menos a hora de fechar fosse um mito. Se ao menos tivéssemos mais uma hora”. Parte da letra de ‘Brave’ – Snow Patrol.

 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Dólar Americano/Real Brasileiro

R$ 5,18

Dólar Americano/Real Brasileiro Turismo

R$ 5,36

Dólar Canadense/Real Brasileiro

R$ 3,77

Libra Esterlina/Real Brasileiro

R$ 6,46

Peso Argentino/Real Brasileiro

R$ 0,01

Bitcoin/Real Brasileiro

R$ 338.757,00

Litecoin/Real Brasileiro

R$ 419,99

Euro/Real Brasileiro

R$ 5,52

Clima

Segunda
Máxima 25º - Mínima 20º
Céu nublado com chuva fraca

Terça
Máxima 24º - Mínima 18º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quarta
Máxima 22º - Mínima 13º
Períodos nublados

Quinta
Máxima 22º - Mínima 10º
Céu limpo

Sexta
Máxima 23º - Mínima 11º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.