Aconteceu no sábado, dia 28 de outubro a festiva do Lions Clube de São Miguel. O evento contou com a presença do governador do Distrito LD8 - que abrange desde o Extremo Oeste até a região de Curitibanos (BR 116), César Antônio Schwertz. De acordo com o presidente do Lions migueloestino, Roberto Aurélio Merlo, a agenda foi intensa.
A matéria também servirá para mostrar algumas ações que o Lions Clube São Miguel, por meio de seus integrantes, fez e faz à comunidade, principalmente aos menos favorecidos.
Hospital regional
A programação começou pela manhã com a visita ao hospital regional. Membros do clube de serviço receberam um projeto para equipar a área pediátrica. “O Lions Clube Internacional possui recursos para compra desse tipo de equipamento. Mas há vários trâmites rigorosos”, informa Merlo.
O presidente enfatiza que o Lions está formando uma comissão que vai analisá-lo e proceder os encaminhamentos. Ele lembra que dois anos atrás o Lions doou um equipamento ao hospital regional - na época avaliado em R$ 280 mil. “Também fizemos outras doações. A direção do hospital nos agradeceu muito”, relata.
Visita ao obelisco
Em seguida a comitiva visitou o obelisco do Lions que fica junto ao trevo da BR 282. Segundo Merlo, é uma estrutura para homenagear o Lions. “Mas também serve para informar a quem está chegando na cidade que em São Miguel existe o Lions e integrantes do clube de serviço de outros lugares podem procurar, se necessitarem, os membros daqui”, assinala.
Na Prefeitura
Os integrantes do Lions estiveram reunidos com o prefeito Wilson Trevisan. Merlo menciona que o chefe do Executivo municipal foi muito atencioso e enalteceu o trabalho do Lions. “O prefeito admitiu que há situações que a administração municipal não consegue fazer, mas o Lions consegue”, diz Merlo.
Na Câmara de Vereadores
Em seguida se deslocaram à Câmara de Vereadores que, no ano passado, por meio de emendas impositivas, repassou ao Lions R$ 48 mil. Os encaminhamentos foram dos vereadores Ravier Centenaro, Vanirto Conrad e Carlos Agostini. “Fomos para agradecer e, também, se possível, pedir que o repasse ocorra novamente neste ano por meio de outros vereadores”, salienta o presidente do clube de serviço.
Ele informa que já participou de uma sessão onde apresentou a reivindicação e conversou individualmente com cada vereador. “Fomos muito bem recebidos e estou convicto que em 2023 o valor será ampliado”, destaca.
Plantio de uma árvore
A agenda seguinte faz parte do protocolo do governador que foi o plantio de uma árvore. O Lions ‘adotou’ uma praça que fica no final da Avenida Salgado Filho, entre os Bairros São Luiz e Sagrado Coração de Jesus. “É um ato simbólico que faz parte das cinco causas globais do Lions. Uma delas é zelar do meio-ambiente”, assinala.
Na Unoesc
Em seguida a comitiva se deslocou até à Unoesc. O curso de Odontologia agradeceu a doação que o Lions fez de um aparelho a laser. O equipamento é utilizado para o tratamento de câncer de lábios e gengiva.
Vale salientar que os acadêmicos atendem pacientes do hospital regional, por meio do SUS. “Mantemos outras parcerias com a Unoesc com o objetivo de auxiliar, naquilo que for possível, os menos favorecidos”, salienta o presidente do Lions de São Miguel.
Reunião administrativa
Em seguinte, ainda na Unoesc, aconteceu a reunião administrativa que faz parte do protocolo do governador. Ele repassou os objetivos e analisou as atividades do clube. Neste sentido são ressaltadas as cinco causas globais do Lions Clube Internacional: visão, diabetes, meio-ambiente, câncer infantil e alívio da fome.
“Sem contar os nossos projetos, do Lions de São Miguel, onde emprestamos cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, andadores, muletas. Emprestamos a quem necessita, em comodato, sem custo algum”, enfatiza Merlo, acrescentando que o Lions desenvolve outras ações à comunidade e procede várias doações a pessoas carentes. Menciona, ainda, o trabalho das domadoras – esposas – que também visitam pessoas necessitadas no sentido de prestar algum tipo de auxílio.
Confraternização
À noite aconteceu a festiva que foi muito especial. Ocorreram quatro momentos impactantes. O primeiro foi a posse de novos associados. Foram empossados os casais Leandro Scheffer e a esposa Juliane Muller Scheffer, e Andronei Macari e a esposa Eliane Alice Kuhn.
“A exemplo dos demais integrantes são pessoas bem-sucedidas que querem doar um pouco do seu tempo para a comunidade e, principalmente, às pessoas necessitadas”, enaltece Merlo. Hoje, ao todo, o Lions Clube São Miguel tem 74 integrantes.
O segundo momento marcante foi a homenagem procedida a todos os ex-governadores do Lions, região A, cuja abrangência é de Pinhalzinho a Dionísio Cerqueira.
O terceiro momento e, talvez, o mais emocionante, foi a homenagem a ex-presidentes do Lions Clube São Miguel. “O clube tem 61 anos e alguns, infelizmente, não vivem mais”, lamenta Merlo. Ele explica que a cada festiva quatro ex-presidentes são homenageados.
O quarto momento marcante foi a manifestação do governador César Antônio Schwertz. “Também foi muito interessante por que se trata de uma autoridade leonistica que representa o Lions Distrito LD8”, comenta.
O presidente do Lions Clube São Miguel, Roberto Aurélio Merlo, afirma que o evento foi um sucesso. “Tudo que planejamos saiu da melhor maneira possível. Foi muito proveitoso”, comemora. Merlo enfatiza que o Lions Clube São Miguel sempre seguirá auxiliando à sociedade, em especial os mais carentes, tentando proporcionar que tenham uma vida melhor.
Edição Roger Brunetto