Notícias

“Hábitos para enriquecer”. Este é principal tema da coluna de Roger Brunetto desta semana

O graduado em Jornalismo e Direito, entre outros assuntos, também opina sobre o que pensa de padres se envolverem com política e comenta sobre uma frase dita por Coco Chanel, a fundadora da marca Chanel. E tem muito mais

“Hábitos para enriquecer”. Este é principal tema da coluna de Roger Brunetto desta semana
Foto: Graduado em Jornalismo e Direito, Roger Brunetto

Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação

HÁBITOS PARA ENRIQUECER

Assisti um vídeo de Bruno Perini. O criador do canal do YouTube “Você Mais Rico” repassou sugestões do que as pessoas que pretendem evoluir financeiramente devem e o que não devem fazer. Em síntese disse o seguinte:

Em primeiro lugar é preciso gastar menos do que se ganha, pois não há como investir se não se tem excedente. É preciso poupar.

Quem gasta mais do que recebe faz dívidas. E isso é um grande erro, pois vivemos num país onde os juros são elevados.

 

Menos agora; mais no futuro 

A pessoa bem-sucedida financeiramente ganha um determinado valor e vive com menos. O que sobra investe para no futuro ter mais. Abre mão do poder de compra agora para ter mais depois.

Já o endividado faz o contrário. Ele gasta mais do que ganha e, para ter mais poder de compra hoje, pede dinheiro emprestado e, consequentemente, mais tarde terá menos já que terá que quitar o débito.

 

Retorno a longo prazo

Quem consegue poupar uma parte do salário já está à frente de 90% da população brasileira.

Com o dinheiro poupado acumulado tem que partir para os investimentos, porém é preciso ter noção que não irá obter benefícios a curto prazo. Em alguns casos o retorno demora vários anos.

Nesse ponto tem que haver paciência e postura comportamental. O mercado serve para proteger a riqueza, mas a curto prazo não haverá modificação significativa.

 

Disciplina

Investimento é algo que a pessoa tem que fazer poucas horas num mês. Não é para acompanhar todos os dias. É que perderá muito tempo deixando de realizar o mais importante: Trabalhar mais para obter maior ganho financeiro e aumentar o investimento em aplicações.   

Importante reiterar que é fundamental ter consciência que o retorno é a longo prazo. Isso requer muita disciplina.

 

PADRES E POLÍTICA

Muitos são contrários a padres se envolverem na política. Meus caros, antes de ser padre, como qualquer um de nós, trata-se de um ser humano. Se tem vocação, sou favorável que se submerjam no meio político. 

E vou além: Os princípios dos padres são alicerçados no que é justo. Sendo assim, se for candidato, independente qual o cargo que postular, e se eleger, baseado em suas convicções seu mandato vai lograr êxito. Ao contrário de muitos políticos cuja a especialidade é lograr a população, por meio da corrupção.

 

É EXATAMENTE ASSIM

O filósofo germânico - e na minha opinião o melhor - Friedrich Wilhelm Nietzsche concluiu: “No amor e na vingança a mulher é mais cruel”. Verdade que perdura até hoje.

O homem, quando é desmerecido por uma mulher e ainda a ama, lembra e canta uma clássica música do Lupicínio Rodrigues: “Esses moços. Pobres moços. Se soubessem o que eu sei. Não amavam. Não passavam o que passei”.

Só que ao descobrir uma nova paixão e sentir que a reciproca é verdadeira, este mesmo homem recorda uma composição do Toquinho: “Voa coração que a minha força te conduz. Que o sol de um novo amor em breve vai brilhar. Voa coração que ele não deve demorar”.

E quando a coisa se concretiza concorda com uma melodia do João Bosco: “Quando o amor acontece a gente esquece que sofreu um dia”.

 

MAL NECESSÁRIO

Entendo que a dificuldade é extremamente necessária. É essencial para a felicidade. Uma vida sem obstáculos não teria sentido. O sofrimento é preciso para nossa evolução.  

As pedras no caminho, além de nos fortalecer, valorizam nossas conquistas. Ninguém alcança o topo antes de encarar a íngreme subida.

 

A PROPÓSITO  

Uma criança demasiadamente “mimada” dificilmente terá sucesso na vida adulta. Pode ser extremamente inteligente, culta, criativa, gabaritada e deter outros tantos requisitos para o êxito.

Mas, como sempre foi amparada nos ínfimos apuros, faltará o essencial: A CORAGEM.   

 

O QUE PONTUA É A POSTURA

Coco Chanel, a famosa estilista e empresária francesa, fundadora da marca Chanel, também é autora de frases sensacionais. Uma delas: “Não é a aparência, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não é a roupa, é a classe”.

Não adianta ser endinheirado, bem-sucedido, sempre se vestir com roupas das mais afamadas grifes, calçar somente sapatos italianos, exalar a mais agradável fragrância de um perfume francês e ser grosseiro, arrogante, prepotente e orgulhoso. A elegância está no agir e não no vestir.

Reconheço, porém, que há pessoas, principalmente mulheres, que conciliam elegância no vestir e no agir. Além disso, são exímias na vida profissional. 

 

FORMAS DE SE EXPRESSAR

Considerando que a morte é inevitável, a expressão salvar vidas, no meu entender, é equivocada.

O mais adequado é prolongou a vida ou evitou uma morte prematura.    

 

DEVAGAR NAS RECOMPENSAS A SI PRÓPRIO

É aconselhável a pessoa se recompensar depois de algo que fez, situação que enfrentou, ou seja o que for. É saudável. É recomendável. Sinal verde.

No entanto, vá com calma. Atenção com a tentação. É que a recompensa proporciona prazer e, de repente, no afã de sentir novamente a agradável sensação, a pessoa comece a criar questões insignificantes e de solução rápida e fácil com o pretexto de gratificar-se de forma mais contínua e, consequentemente, em menor espaço de tempo. Sinal amarelo.

Depois vem a fase do agrado acontecer antes, durante e depois. Sinal vermelho.

Até chegar ao ponto de ficar só com a recompensa sem nada ter feito para merecê-la. Neste caso a pessoa já caminha por uma estrada que nem há mais semáforos.       

 

EM TEMPO: Não há várias formas de interpretar o que escrevi, mas, sim, vários casos em que se enquadra.

 

SITUAÇÃO DESAGRADÁVEL

Nesta segunda-feira começaram a ser ouvidas as 69 testemunhas da suposta fraude no concurso público em Flor do Sertão. Além disso, 20 réus serão interrogados.

“Que bonito para a pequena cidade” que, por causa desta situação, tornou-se grande nos noticiários de Santa Catarina.

Sem contar que outras 13 pessoas são acusadas pelo Ministério Público pela suposta prática de associação criminosa e fraude.

Quem olhar para o passado lembrará que as eleições municipais por lá quase sempre foram muito conturbadas. Muitas situações turbulentas. Inclusive, não recordo o ano, mas, salve engano, houve até assassinato.

A coisa deu uma acalmada, mas a investigação do caso ocorre justamente num ano que acontecerá o pleito eleitoral para vereadores e prefeito.

Com esses imbróglios o município jamais vai se desenvolver. Bem pelo contrário: irá retroceder.   A união constrói. A divisão destrói.

 

DISSE TUDO

Palavras do jornalista, escritor e youtuber, Luiz Ernesto Lacombe, do qual tenho orgulho de ter sido colega no tempo que exerci a função de repórter da RBS TV, em Florianópolis, em 1996: “O Brasil é um país ‘pacificado’. Que transforma coisa ruim em coisa boa. O errado em certo. Os desonestos em honestos. Os defeitos mais abjetos nas maiores qualidades. Os pecados mais horrendos em virtudes quase divinas”. 

 

PARA QUEM PRETENDE DEIXAR A REPUBLIQUETA

O site Meu Valor Digital listou cinco países onde os brasileiros são bem-vindos para trabalhar e estudar: Portugal, Alemanha, Canadá, Austrália e Irlanda. Confesso que fiquei surpreso. Tanto é que li 20 vezes. Tomei banho gelado. Belisquei-me. Dei uma volta no jardim. Pesquisei. E constatei que não estava sonhando nem delirando. É verdade.

Já tinha um conhecimento básico de cada país, mas aproveitei para pesquisar mais profundamente a atual realidade de cada um.

A Alemanha está em crise. Em Portugal as coisas não andam muito bem. No Canadá o custo de vida é caro. Na Irlanda a vantagem é a simplicidade do processo de intercâmbio. Sendo assim, a Austrália seria a melhor opção. São inúmeras vantagens. A principal é que dos cinco países é o mais distante do brasil – com b minúsculo propositalmente.

 

COISAS DE GENTE SÁBIA

O poeta, escritor, e crítico literário italiano, Giovanni Bocaccio, foi feliz ao observar que: “Num voo de pombas brancas, um corvo negro junta-lhe um acréscimo de beleza que a candura de um cisne não traria”.

O autor de várias obras literárias – entre as quais destaco ‘O Decamerão’ -  também afirma, em um de seus pensamentos, que: “Os ignorantes julgam a interioridade a partir da exterioridade”.

 

NÃO ASSISTO TELEVISÃO I

A última vez que assisti televisão - canal aberto - foi por acaso. Isso faz mais de 15 anos.

E só assisto, esporadicamente, alguns programas dos canais jornalismos de TV por assinatura e um que outro de algum outro canal. Para mim, a única utilidade do aparelho televisor é assistir filmes e séries.  Minha família é testemunha.

 

NÃO ASSISTO TELEVISÃO II

Sugiro que leiam o livro ‘Televisão – um fast-food envenenado para a alma’, de Marcelo Andrade. Não, necessariamente, pelo que ele escreve, mas, sim, pelos depoimentos de pessoas reconhecidas mundialmente e dos estudos sérios e comprovados sobre os malefícios que a televisão causa à mente e até no físico das pessoas.

 

NÃO ASSISTO TELEVISÃO III

No meu caso, para me manter informado, recorro à internet. Sou assinante de vários sites e programas.

Durante os dias de semana ultrapassa cinco horas o tempo que passo navegando na internet, pesquisando sobre tudo que possa me acrescentar na vida pessoal, profissional e intelectual.

No sábado e domingo o tempo triplica. Além disso, sou adepto à literatura. E sempre estou bem informado. Televisão, para mim, é futilidade. E faz tempo. 

 

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

Inconveniente é a pessoa chegar na loja de bijuteria e cumprimentar a vendedora dizendo: “Tudo joia?”.

 

HÁ DEZ ANOS

Ainda não se sabe ao certo quantos candidatos concorrerão a deputado estadual na região. De concreto, apenas, que Maurício Eskudlark vai à reeleição.

E se analisarmos, com isenção partidária, chegaremos à conclusão que por tudo que já fez - e está fazendo - pelo Extremo Oeste, Eskudlark merece, e muito, continuar na Assembleia Legislativa. A população reconhece seu trabalho e todo seu empenho. Tenho certeza que se elegerá.

 

THE END

“Quando os ‘efeitos’ vêm rápido demais a felicidade nunca dura”. Parte de letra da música ‘Happiness For Dogs’ – Millencolin.

 

Por Roger Brunetto

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Dólar Americano/Real Brasileiro

R$ 5,18

Dólar Americano/Real Brasileiro Turismo

R$ 5,36

Dólar Canadense/Real Brasileiro

R$ 3,77

Libra Esterlina/Real Brasileiro

R$ 6,46

Peso Argentino/Real Brasileiro

R$ 0,01

Bitcoin/Real Brasileiro

R$ 339.188,00

Litecoin/Real Brasileiro

R$ 419,99

Euro/Real Brasileiro

R$ 5,52

Clima

Segunda
Máxima 25º - Mínima 20º
Céu nublado com chuva fraca

Terça
Máxima 24º - Mínima 18º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quarta
Máxima 22º - Mínima 13º
Períodos nublados

Quinta
Máxima 22º - Mínima 10º
Céu limpo

Sexta
Máxima 23º - Mínima 11º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.