Santa Catarina pode ter mais dois aeroportos públicos. A solicitação partiu da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF-SC). Os pedidos de implantação dos Aeroportos Públicos de Pinhalzinho e Rio Negrinho foram protocolados na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).
Os documentos solicitam a análise do órgão federal para a emissão de outorga junto ao Governo do Estado de Santa Catarina para exploração dos novos aeroportos. A atividade relativa à exploração de infraestruturas aeroportuárias públicas no país é conferida originariamente à União, a qual pode repassar aos estados esta responsabilidade.
— Estes aeroportos estão dentro do nosso planejamento de ampliação do Estado. Foram incluídos no Plano Aeroviário Estadual (Paesc) e este processo é parte de todo o trâmite necessário para que eles sejam reconhecidos oficialmente e posteriormente possam receber investimentos — explica o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.
O Estado pretende adotar o mesmo procedimento para o Aeroporto de Itapiranga, também incluído no Paesc, quando toda a documentação estiver pronta.
O município de Pinhalzinho é proprietário de área apropriada, cuja viabilidade técnica de implantação do aeródromo está aprovada. A prefeitura já contratou projeto executivo de implantação do aeroporto.
O município de Rio Negrinho tem uma área onde funciona o Aeroclube local, com uma pista de pouso e decolagem asfaltada, com dimensões de 1.198 metros de comprimento por 22 metros de largura. O município está autorizado por lei municipal a adquirir a área.
NSC