Profissionais da construção civil e moradores que precisam dos serviços da Secretaria Municipal de Planejamento de São Miguel do Oeste têm mais facilidade para dar andamento aos seus pedidos.
Quatro tipos de serviços podem ser solicitados de maneira 100% digital e online, dispensando a necessidade de deslocamento à prefeitura, espera em filas ou impressões em papel.
Com o objetivo de agilizar os serviços, a prefeitura implantou a Aprova, uma plataforma de gestão digital e automação de processos no setor público, que substitui o requerimento e a análise realizados de forma manual pelo digital e online.
Segundo o secretário de Planejamento, Adriano Sturmer, trata-se de uma importante mudança cultural do município, mas que trará resultados positivos para os requerentes e servidores.
“O novo formato de conduzir as análises garante mais organização e agilidade nos processos, sendo muito mais prático controlar os prazos e as respostas ao contribuinte”, explica.
A expectativa é reduzir de 90 para 30 dias o tempo para a aprovação de projetos. Com a automação dos fluxos da secretaria, a liberação do alvará de construção deve ocorrer em 70% menos tempo.
Outro fator importante, segundo Adriano, é a integração da Aprova com o sistema Sisobra da Receita Federal, o que vai poupar tempo dos servidores e possíveis
multas geradas por conta de sistema inoperante ou perda de prazos. A partir de agora o envio dos relatórios será automático e realizado em alguns minutos.
O criador da plataforma e CEO da Aprova, Marco Antonio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer serviços públicos digitais para a população, que já está adaptada à tecnologia e possui uma rotina online.
Além disso, a extinção dos protocolos físicos permite que os processos tramitem com segurança e transparência na nuvem, possibilitando o acompanhamento em tempo real de cada atividade.
"A plataforma acelera o atendimento porque torna automático etapas que podem facilmente ser realizadas pelo software, reduzindo o risco de falhas, dando transparência ao requerente em todo atendimento”, conclui.
Como utilizar o sistema digital em São Miguel do Oeste
Na sexta-feira (19/04) os cidadãos e profissionais da cidade estão convidados a acompanhar o lançamento da Aprova. A cerimônia será transmitida ao vivo, pelo Youtube, às 14 horas, com um treinamento para ensinar a usar a plataforma.
Para acompanhar, acesse o link link.aprova.com.br/smo e clique em Definir Lembrete para receber a notificação quando a live começar.
Nesta primeira etapa da modernização, quatro serviços digitais estão disponíveis na Secretaria Municipal de Planejamento. São eles:
- Aprovação de Projeto com Alvará de Construção
- Habite-se
- Consulta Prévia
- Viabilidade de Construção
Para utilizar o sistema é preciso acessar o site e fazer o cadastro gratuito https://saomigueldooeste.aprova.com.br/home.
Em caso de dúvidas na utilização, o usuário deve recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.
São Miguel do Oeste é o 43º. município de Santa Catarina a utilizar a Aprova para tornar os serviços públicos mais eficientes. Além de Florianópolis, Itajaí, Lages e Criciúma, mais de 100 cidades do Brasil já aprovaram a tecnologia.
Prefeitura de São Miguel do Oeste/SC