Notícias

O “OUTRO LADO” DA MORTE DE RENATO RUSSO. Este é principal tema de Roger Brunetto na coluna desta semana

O graduado em Jornalismo e Direito também aborda o mesmo assunto sobre outro cantor: Celso Blues Boy e, supostamente, de um empresário de São Miguel. Além disso, comenta sobre preconceito e explana o que pensa sobre solitude do qual é adepto. E tem muito mais

O “OUTRO LADO” DA MORTE DE RENATO RUSSO. Este é principal tema de Roger Brunetto na coluna desta semana
Foto: Graduado em Jornalismo e Direito, Roger Brunetto

 

O “OUTRO LADO” DA MORTE DE RENATO RUSSO

A causa da morte de Renato Russo não foi a aids. Mas vamos por partes. O cantor era alcoolista e dependente de cocaína e heroína - sua droga preferida.

Só que poucos sabem que ele sofria de uma severa depressão. Tanto é que dias antes do primeiro show do Legião Urbana, em Brasília, ele tentou o suicídio cortando os pulsos.

Pois bem. Os dois últimos anos de sua vida, Renato viveu no apartamento com seus pais. Praticamente isolado. Foi quando gravou os dois discos dele em italiano e o último da banda, onde ele mais do que evidência sua depressão na música ´Via Láctea’.

 Estava sendo tratado, realmente, contra a doença causada pelo vírus HIV. Mas a causa da morte foi pelo fato dele decidir não tomar os medicamentos prescritos pelo médico que o tratava. E ele não era obrigado. Inclusive amparado pelo inciso II do artigo da Constituição: “NINGUÉM SERÁ OBRIGADO A FAZER OU DEIXAR DE FAZER ALGUMA COISA SENÃO EM VIRTUDE DA LEI”. Ora, não há lei que obriga alguém ingerir remédios para sua doença.

Tanto é que ele morreu em outubro de 1996. Em maio daquele ano surgiu o coquetel que até hoje é o tratamento para os soropositivos. É como se fosse a cura.

O “OUTRA LADO” DA MORTE DE CELSO BLUES BOY

Já escrevi que Celso Blues Boy, no seu último disco, profetizou, numa canção, à sua morte. Na verdade, muitos entendem que o disco foi uma espécie de ‘despedida’.

Ele, que nos últimos anos de sua vida, morava eu Joinville não era usuário de nenhuma droga ilícita, porém era alcoolista. No entanto, só bebia cerveja. Fez inclusive uma música homenageando a bebida que era o título do disco.

Mas o problema maior é que era fumante compulsivo. Pesquisei na internet fotos dele e, em apenas duas, ele não está fumando. Só não fumava quando estava dormindo. O resultado foi um câncer de laringe.

O cantor não fez nem um tipo de tratamento. E seguiu fumando. Apenas tomava algum analgésico para dor. Faleceu aos 56 anos de idade. Também está amparado na mesma lei do caso do Renato Russo.

O CASO DE UM EMPRESÁRIO DE SÃO MIGUEL

No final de um determinado ano morreu um conhecido empresário de São Miguel. Ele sofria de diabetes, pressão alta e outros problemas. Tratava-se com um médico de Porto Alegre, mas, supostamente, não seguia o que lhe era recomendado.

A família foi passar uns dias em Itapema. No quarto dia que estavam por lá ele passou mal. Foi conduzido, às pressas, a Florianópolis. Apesar de estar mal chegou consciente ao hospital. Quando um médico foi lhe atender, ele, supostamente, teria dito: “Não quero ser atendido aqui. Levem-me a Porto Alegre para ser consultado pelo meu médico particular”.

Foi alertado que a situação era grave. A família implorou, mas não adiantou.

O jeito foi providenciar uma ambulância e conduzi-lo à capital gaúcha. Morreu no trajeto. E morreria mesmo que fosse de helicóptero ou avião. No entanto, igualmente baseado nos casos de Renato Russo e Celso Blues Boy, estava no seu direito.

O QUE TENHO A DIZER?

Lamento, a exemplo da imensa maioria, que as coisas terminaram desse jeito. Mas todos estavam no seu direito. Portanto não os condeno. A vida era deles. O que reprovo é o suicídio. 

 

 

“PESSOAS DIGNAS DE PENA”

-Falar tanto com as plantas que elas fingem que estão mortas para evitar conversa.

-Ser tão indeciso que até o GPS desiste e diz “você decide”.

-Ter um emprego tão monótono que até o relógio de ponto dorme quando a pessoa chega.

-Usar óculos com tanto grau que quando olha para um mapa, vê as pessoas acenando de volta.

-Ser tão ruim em cozinhar que até o arroz de micro-ondas sai queimado.

-Ter uma vida amorosa tão trágica que a Netflix quer fazer uma série sobre ela.

 

SOLITUDE

Entendo que a solitude - que nada tem a ver com a solidão - é um estado de serenidade e introspecção. É o solo fértil onde floresce a alto consciência.

Longe do ‘turbilhão social’, ela permite que mergulhemos nas profundezas de nossa própria essência, descobrindo nuances e camadas de nosso ser que permanecem ocultas na cacofonia do cotidiano.

Nesse silêncio eloquente, a mente se expande, a criatividade se aguça e o espírito se fortalece.

A solitude NÃO É UM VAZIO A SER TEMIDO, mas um espaço sagrado para o encontro consigo mesmo. Um refúgio onde o EU se reconstrói e se renova. É, portanto, um bem inestimável. Um luxo necessário para aqueles que buscam conhecer-se verdadeiramente e VIVER COM PLENITUDE. 

NAS ENTRELINHAS

Estou incerto sobre como rotular Nietzsche: um gênio, um excêntrico ou um pessimista. Contudo, ele acertou em muitas de suas orientações. Uma das mais notáveis é: “Seja quem você é”. Uma frase concisa, mas que muitos acham complexa.

A originalidade, antes de mais nada, evita o ridículo. Falando nisso, seria prudente que certos indivíduos arrogantes de São Miguel levassem em conta o conselho do filósofo germânico do século XIX.

 

 

É NESTE SÁBADO

Neste sábado, 20, tem uma super programação na Praça Walnir Bottaro Daniel, em São Miguel. É a comemoração dos 16 anos da banda Forasteiros de Faraway.

A programação começa às 16h com apresentação de artistas da região.

Às 19h quem sobe ao palco são os Forasteiros de Faraway detonando o melhor do pop/rock nacional e internacional. E todo mundo sabe que os caras são feras.

Às 21h tem show com o grupo catarinense Expresso Rural e suas clássicas como, por exemplo, ‘Certos Amigos’.

E mais: Chopp da Big John, brinquedos infláveis e lanches. Será, sem dúvida, uma festa que invadirá a madrugada de domingo.

Festa acontece neste sábado, a partir das 16h, na Praça Walnir Bottaro Daniel

 

ATITUDE ELOGIÁVEL

Dutra, um dos meus amigos de Carazinho, tem um seguro de vida generoso. Ele já teve várias namoradas, casos, rolos, mas nunca se casou e não tem filhos. E já está, como diriam os antigos, “com certa idade”. Solteiro. Esporadicamente tem um relacionamento discreto com alguma mulher. Mas, geralmente, de outras cidades.  Desde a adolescência dizia que não casaria e não teria filhos.

Pelo que o conheço não casará, nem viverá em união estável. E muito menos será pai – pelo menos biológico. Seus familiares estão razoavelmente bem financeiramente e, além disso, ele é o caçula.   Decidiu, então, que o dinheiro será destinado a um orfanato.

 

REDES SOCIAIS

O máximo, num dia, que visualizo redes sociais não ultrapassa, em média, cinco minutos. Isso quando visualizo. Não faço comentários. Apenas curto algumas postagens.

Faço apenas uma publicação por semana que é o compartilhamento da minha coluna que também é compartilhada nas redes sociais do Portal São Miguel. E só.

Não estou criticando quem age ao contrário. De forma alguma. Cada um cada um. Além disso, há inúmeras publicações muito interessantes, criativas, informativas e divertidas, em todos os sentidos.

Mas redes sociais não me atraem. Já visualizar entrevistas e vídeos, sobre todo tipo de assunto, no Youtube, à noite, são, em média, três horas. E isso aumenta muito mais nos finais de semana. 

Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.

Acesse o SITE Cine Peperi e confira!

Em cartaz:

Evidências do Amor

Sinopse

Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.

Ficha técnica 

Classificação: 12 anos

Duração: 105 minutos

Gênero: Romance

Companhia: Warner Bros.

Elenco: Sandy Leah, Fábio Porchat, Evelyn Castro

Ghostbusters: Apocalipse de Gelo 

Sinopse

Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Ficha técnica 

Classificação: 13 anos

Duração: 115 minutos

Gênero: Aventura

Companhia: Columbia Pictures

Elenco: Paul Rudd, Carrie Coon, Finn Wolfhard

Godzilla e Kong: O Novo Império

Sinopse

Em Godzilla e Kong: O Novo Império, é um novo capítulo no chamado MonsterVerse, onde depois de terem se encontrado como inimigos em Godzila vs Kong, o poderoso Kong e o temível Godzilla se unem contra uma colossal ameaça mortal escondida no mundo dos humanos, que além de ameaçar sua própria existência também ameaça nossa espécie. Mergulhando profundamente nos mistérios da Ilha da Caveira e nas origens da Terra Oca, o filme irá explorar a antiga batalha de Titãs que ajudou a forjar esses seres extraordinários e os ligou à humanidade para sempre. Dirigido novamente por Adam Wingard, a trama também trará de volta personagens conhecidos, além de introduzir um novo protagonista, interpretado por Dan Stevens.

Ficha técnica 

Classificação: 12 anos

Duração: 115 minutos

Gênero: Ficção científica

Companhia: Warner Bros.

Elenco: Rebecca Hall, Brian Tyree Henry, Dan Stevens

Kung Fu Panda 4

Sinopse

Po, a fera em artes marciais está de volta em mais uma incrível aventura. Dessa vez, o Dragão Guerreiro foi convocado para dar sequência em sua jornada e assim tornar-se o Líder Espiritual do Vale da Paz. Para que isso aconteça, porém, ele precisa encontrar e treinar alguém para ficar em seu lugar.

Ficha técnica 

Classificação: 10 Anos

Duração: 94 minutos

Gênero: Comédia

Companhia: Universal

Elenco: Jack Black, Viola Davis, Awkwafina, Dustin Hoffman, James

 

A PROPÓSITO

Também não participo e nunca participei de nenhum grupo de WhatsApp. Nem da minha família. Sou o único que não faz parte. Por minha opção.  Na verdade, participo de um grupo. Mas é por questões profissionais.

Em relação aos bloqueados entendo que é inútil manter relações com quem nada acrescenta de útil.

 

ABAIXO ASSINADO VIRTUAL PARA MELHORIAS NA BR 282

Está em andamento um abaixo assinado virtual pedindo melhorias imediatas no trecho da BR 282, entre São Miguel e Maravilha. A iniciativa é do empresário Júlio Bolfe. Ele concedeu entrevista à Rádio Peperi FM e disse que decidiu organizar esse movimento depois de passar pela rodovia e fazer um vídeo sobre as precárias condições da via. O trecho tem vários problemas, como buracos e deformidades, inclusive na ponte sobre o Rio da Antas.

Bolfe postou o vídeo nas redes sociais e um grande número de usuários reforçaram as reclamações. Depois disso, o empresário lançou um abaixo-assinado virtual que já conta mais de 1000 assinaturas.

Além da recuperação do trecho da BR 282, entre São Miguel e Maravilha, o abaixo assinado virtual também pede a inclusão do trecho de São Miguel ao posto da Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba, nas obras de concretagem da BR 163.

Bolfe explicou que a meta é conseguir a atenção das autoridades e do governo federal para o problema. Na sua visão, as condições das rodovias federais mostram o descaso do governo com a população do Extremo Oeste. Ele disse que está na hora dos moradores protestarem com mais força.

Empresário Júlio Bolfe

 

EM TEMPO: Parabenizo e enalteço a iniciativa de Júlio Bolfe.

 

PRECONCEITO I

Abomino o preconceito. Todos dizem não ser preconceituosos, pois sabem das consequências. Mas o PRECONCEITO VELADO é gigante. E, não raras vezes, a vítima não é detentora ou não procedeu ou fez algo do qual a faz ser vítima deste sentimento arcaico.

O combate ao preconceito é um desafio constante. Entendo que a educação é uma ferramenta essencial nesse processo. É por meio dela que se pode promover a conscientização e a valorização da diversidade humana. Combatendo, assim, as raízes dessa aberração.

PRECONCEITO II

Também é fundamental que o ordenamento jurídico esteja alinhado com os princípios de igualdade e respeito mútuo.

O objetivo é criar mecanismos eficazes para a prevenção e, principalmente, punição de atitudes preconceituosas. Garantindo, desta forma, uma sociedade mais justa e equitativa para todos.

 

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

O sujeito é tão groso, mas tão grosso, que se fosse um ‘transformers’, seria uma carroça. 

 

HÁ DEZ ANOS

Supostamente desde o final do ano passado muita coisa ‘nebulosa’ estaria acontecendo em São Miguel. É que parece que desde novembro de 2013 o Ministério Público Federal, a Receita Federal e a Polícia Federal estariam investigando casos fraudulentos e ilegais, envolvendo tráfico de drogas, negociações imobiliárias irregulares, transações financeiras ilícitas, lavagem de dinheiro e outras transgressões.  

Entre os supostos envolvidos/investigados, estariam empresários, políticos e profissionais liberais. Comentam, também, que alguns casos podem estar interligados, inclusive com a participação de pessoas de outras cidades e Estados.

Pode ser que tudo não passe de especulações, mas os comentários que há algo - no mínimo - estranho, são fortes.   

 

O SOM

“Nós ainda temos que lutar para sobreviver. O inimigo é sempre o ‘mesmo’. Mas nós nos concentramos em nosso objetivo de acreditar sem ter vergonha”. *Parte da letra de ‘Get Readdy For The Next Beattle’ - Biosystem 55.

 

Por Roger Brunetto

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Dólar Americano/Real Brasileiro

R$ 5,17

Dólar Americano/Real Brasileiro Turismo

R$ 5,35

Dólar Canadense/Real Brasileiro

R$ 3,78

Libra Esterlina/Real Brasileiro

R$ 6,58

Peso Argentino/Real Brasileiro

R$ 0,01

Bitcoin/Real Brasileiro

R$ 356.540,00

Litecoin/Real Brasileiro

R$ 440,34

Euro/Real Brasileiro

R$ 5,61

Clima

Sexta
Máxima 18º - Mínima 9º
Céu nublado com chuva fraca

Sábado
Máxima 11º - Mínima 6º
Céu nublado

Domingo
Máxima 18º - Mínima 4º
Céu nublado com chuva fraca

Segunda
Máxima 16º - Mínima 10º
Céu nublado com chuva moderada

Terça
Máxima 12º - Mínima 5º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.