Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
A FACE OCULTA DE FREUD
Nunca considerei Freud uma sumidade. Seus livros e teses não me convenceram. Pelo contrário. Freud é uma fraude. No máximo um médico mediano. No entanto, é a minha opinião. Posso estar parcialmente ou totalmente equivocado. Respeito quem pensa diferente e este espaço está amplamente aberto para manifestações contrárias.
Semana passada encontrei um vídeo que compartilho com os leitores: A face oculta de Sigmund Freud. Segue o link: (https://www.youtube.com/watch?v=_CIB3r7D-iU)
QUADRO POLÍTICO EM SÃO MIGUEL
Raramente comento sobre a política local. Mas, nos bastidores, fico sabendo de várias situações. Eu, até pouco tempo, pensava que a eleição em São Miguel estava consolidada. No entanto, depois de averiguar tudo que ouvi, concluí que as coisas não são como eu imaginava.
Comparo o quadro eleitoral, desde agora, a um campeonato de futebol. O líder do torneio hoje pode perder o posto para outro time amanhã e assim sucessivamente. E o ‘campeão’ só é conhecido no apito final da partida decisória.
APERFEIÇOANDO-SE E REENCONTRO COM AMIGAS
A arquiteta e urbanista Malu Tengaten, de São Miguel, esteve em Balneário Camboriú. Ela foi convidada para conhecer a DS Contemporânea, uma das lojas mais icônicas do CASAHALL - Distrito Design de Balneário Camboriú. “Fomos atualizar nossa perspectiva no decor, que é mais do que uma loja. É uma galeria de arte, com peças assinadas e de extremo bom gosto”, revela.
Malu aproveitou para visitar a única loja da SMEG no Brasil, que está no CASAHALL DISTRITO DESIGN, de Balneário Camboriú. “Lá conferi os melhores eletrodomésticos que conheço, icônicos, coleções assinadas, design inconfundível e primorosos”, comenta.
A arquiteta e urbanista acrescenta que para fechar com chave de ouro a sua semana de atualização e aprimoramento profissional na Costa Esmeralda em Balneário Camboriú, esteve na ‘Natuzzi Itália BC’. “Conferi o melhor design italiano em estofados, camas, mesas, cadeiras e complementos de decoração. Uma experiência única pelos produtos e pelo atendimento. Simplesmente a melhor”, define. “E tem o evento Thomorrow”, complementa.
Malu também reencontrou amigas da infância, naturais de São Miguel, e que hoje residem em Balneário Camboriú.
Malu Tengaten
A arquiteta e urbanista com as amigas
FATO
O pobre, cuja a causa de sua condição é a vadiagem, sempre dirá que todos os ricos são salafrários.
EVITE O VEXAME
“Em jogo de cartas marcadas” o melhor a fazer é não entrar em campo. Melhor perder por WO do que ser goleado.
NO INFORTÚNIO E NA BONANÇA
É óbvio que devemos nos preocupar quando a situação não é favorável. Mas, no meu entender, quando as coisas estão indo muito bem também é motivo de preocupação. Ou, ao menos, ficar mais atento.
E, neste sentido, menciono duas frases óbvias que já escrevi neste espaço: A primeira: “Quem trai não é o inimigo. É sempre o amigo”. A segunda: “Não comente o que está para lhe acontecer de bom. O que ninguém sabe ninguém estraga”.
FICA A DICA
A água que sacia a sede também afoga. A imaginação que constrói é mesma que destrói. “E aquele que dizem que morreu sequer nasceu”.
A VIDA DO OUTRO NÃO LHE PERTENCE
Uma pessoa que tem um mau hábito que só prejudique a si mesma e mais ninguém, e não infrinja a lei, está no seu direito. A vida é dela.
Tipo um fumante compulsivo. No trabalho e em lugares públicos não fuma nenhum cigarro. No entanto, em casa, sozinho, sem ninguém por perto – fumante passivo – traga duas carteiras de cigarro. Está no seu direito. Não está afetando ninguém a não ser a si mesmo.
Ele certamente sabe no que a dependência vai acarretar à sua saúde. Quanto a isso fica a cargo de sua consciência. Essa questão vale para inúmeras situações. Cada um cada um.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
Acesse o SITE Cine Peperi e confira!
SINOPSE
Em Garfield: Fora de Casa, o amado gato de estimação laranja (dublado por Chris Pratt) está de volta para mais uma aventura inesquecível: após reencontrar seu pai, o gato de rua Vic (dublado por Samuel L. Jackson), que não via há muito tempo, Garfield e o cãozinho Odie acabam se envolvendo em um arriscado assalto.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 109 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Sony Pictures
Elenco: Chris Pratt, Hannah Waddingham, Samuel L. Jackson
SINOPSE
O Dublê é um filme de ação e comédia dirigido por David Leitch (Trem-Bala, Deadpool 2) e baseado na série Duro na Queda, sucesso dos anos 80. A história acompanha Colt Seavers (Ryan Gosling), um dublê de Hollywood que precisou abandonar a vida de acrobacias perigosas após sofrer um acidente. Porém, um tempo depois, ele é chamado de volta para trabalhar em um filme dirigido por sua ex, Jody Moreno (Emily Blunt), realizando as cenas mais intensas de ação de Tom Ryder (Aaron Taylor-Johnson), protagonista do longa. Mas o convite envolve um grande mistério: Tom está desaparecido e, enquanto grava suas sequências, Colt descobre que pode ter se envolvido em algo muito maior do que um simples trabalho como dublê.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 14 anos
Duração: 125 minutos
Gênero: Ação
Companhia: Universal
Elenco: Emily Blunt, Hannah Waddingham, Ryan Gosling, Aaron Taylor-Johnson
NÃO É MEU CHÃO
Em quase 24 anos de colunista nunca noticiei, opinei e, obviamente, muito menos publiquei fotos de acidentes.Também jamais abordei notícias policiais. Fico comovido quando ocorrem fatalidades. Mesmo assim não noticio nem comento.
Sempre foi e sempre será assim. Reconheço, porém, que esse tipo de informação – desgraça alheia – é a que mais atrai leitores e visualizadores.
BRASIL PODE SER O PAÍS COM MAIOR IMPOSTO DO MUNDO
Já está no Congresso, conforme o analista Rob Corrêa, o projeto de lei que pode fazer com que o Brasil se torne o país com maior imposto no mundo. Hoje a alíquota esperada, depois da reforma tributária, é de 26,5% - o segundo maior entre todos os países do planeta.
Mas o percentual pode variar entre 25,7% a 27,3%. Quem vai decidir é o Congresso. E de lá coisa boa raramente vem.
A nação que mais cobra impostos é a Hungria (27%). Mas pode ser ultrapassada pelo Brasil que, como citado, pode chegar a 27,3% tornando o nosso país o maior cobrador de imposto sobre o consumo no mundo. Se isso se concretizar será MAIS UM ORGULHOSO PRIMEIRO LUGAR PARA A REPUBLIQUETA.
E o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, já anunciou que a matéria será votada antes do recesso de julho. Impressiona a rapidez dos congressistas para analisar e votar esses tipos de projetos.
E o povo assiste a tudo pacificamente. Sempre foi assim. Desde a independência de Portugal.
MÉDIA DE IMPOSTOS EM PAÍSES DESENVOLVIDOS
A alíquota média entre os países pertencentes a Organização para a Corporação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 19%. Entre eles estão Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Coréia do Sul e vários países europeus.
Além de ser menor que a do Brasil, a qualidade de vida é infinitamente melhor. Seria uma covardia compará-la com a dos brasileiros.
CONTRAPARTIDA
Os países que estão no topo na cobrança de impostos são, além de Hungria, Noruega, Dinamarca, Suécia, entre outros. Em todos a média é de 25%.
Neste sentido, faço o mesmo questionamento que o analista Rob Corrêa: O Brasil, colocando-se no mesmo patamar destes países, também proporcionará o mesmo retorno que eles oferecem para suas populações?
Será que, por exemplo, as estradas do nosso país, que hoje tem mais de 59 mil quilômetros de rodovias federais em estado crítico, serão da mesma qualidade dos países citados, além de outras nações? E não vou mencionar a saúde, educação, transporte público entre outas situações.
Se for para pagar uma das maiores taxas tributárias - ou até mesmo a maior – do mundo, que nos devolvam na mesma proporção. Do contrário é o mesmo que nos taxarem de trouxas, otários e palhaços.
“IMPOSTO DO PECADO” I
Como já divulgado pela imprensa o governo pretende criar o “imposto do pecado”. Aumentar a alíquota sobre cigarros, bebidas alcóolicas e açucaradas, além de carros mais potentes movidos a gasolina.
Mas por que os alimentos ultra processados, que também resultam em malefícios à saúde, não fazem parte da lista do “imposto do pecado”?
E outra: Como fazem mal à saúde, no caso do tabaco, bebidas alcoólicas e refrigerantes, ao invés de aumentar o imposto não seria mais coerente proibir a venda?
“IMPOSTO DO PECADO” II
Da forma como foi elaborada, a proposta dá entender que o objetivo do governo não visa diminuir o consumo do tabaco, álcool e refrigerante, e, consequentemente, reduzir as doenças causadas pelos referidos produtos, mas, sim, arrecadar mais impostos.
Mas é importante destacar que também há propostas boas que merecem elogios. Ex: O governo quer alíquota zero para 18 alimentos. Entre eles: Arroz, leite, feijão, entre outros. Merece aplausos.
Mas há uma questão que, no meu entender, classifico de contraditória. É que o açúcar está entre estes produtos. Ora, se os refrigerantes e bebidas açucaradas estão na “lista do pecado”, por que o açúcar está entre os produtos com isenção de impostos?
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
Tem dia que eu não aguento olhar nem para a minha própria cara. Imagina pra sua.
HÁ DEZ ANOS
A Polícia Rodoviária Federal está realizando um ótimo trabalho. As constantes blitze, na BR 163, entre São Miguel e Dionísio Cerqueira, são uma prova disso.
Neste trecho, em específico, os objetivos, além de apreender produtos adquiridos no Paraguai - acima da cota - e comprados de forma ilícita na Argentina, é conferir as documentações dos veículos - principalmente para saber se foram roubados ou há indícios de que algo está errado. Mas o principal é combater o tráfico de entorpecentes.
O SOM
“Abra seu coração e você não ficará cego. Abra seus olhos e você encontrará luz”. Parte da letra de ‘Decide’ - The Feelies.