Dor no pescoço raramente começa da noite para o dia e geralmente aumenta com o tempo. As seis dicas a seguir podem ajudar você a encontrar alívio para a dor no pescoço:
- Não fique na mesma posição por muito tempo: É difícil reverter uma má postura, mas se você se levantar e se movimentar com frequência suficiente, evitará que seu pescoço fique preso em uma posição prejudicial à saúde.
- Faça alguns ajustes ergonômicos: Posicione o monitor do seu computador no nível dos olhos para que você possa vê-lo facilmente. Use a função viva-voz do seu telefone ou use um fone de ouvido. Apoie seu tablet em um travesseiro para que ele fique em um ângulo de 45°, em vez de ficar deitado no seu colo.
- Se você usa óculos, mantenha sua receita atualizada: Quando sua receita de óculos não está atualizada, você tende a inclinar a cabeça para trás para enxergar melhor.
- Não use muitos travesseiros: Dormir com vários travesseiros sob a cabeça pode sufocar a amplitude de movimento do pescoço.
- Conheça seus limites: Por exemplo, antes de mover um grande armário pela sala, considere o que ele pode fazer com seu pescoço e costas, e peça ajuda.
- Tenha uma boa noite de sono: Problemas de sono aumentam o risco de várias condições diferentes, incluindo dor musculoesquelética.
Geralmente, a dor no pescoço não é motivo de preocupação, mas se estiver ocorrendo com outros sintomas mais sérios, como dor irradiando para um braço ou parte inferior do corpo, fraqueza ou dormência de um braço ou perna, certifique-se de consultar um médico.
*SCC10 com informações da Harvard Health Publishing