Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
“ALGUMAS MULHERES”
Para aquela mulher que chega em uma festa esnobando as demais com o artifício de seu corpo e vestido praticamente transparente e, consequentemente, apelativo, um recado: ‘Beleza por si só não vale grande coisa e, ademais, não dura pra sempre’.
Tem mulher que sabe a sorte que tem de não ser bela. Assim, quando um homem simpatizar com ela, já sabe que é por outra razão.
Uma mulher é realmente bela pelas virtudes que ostenta. Fascinante é a mulher que zela pela virtude quanto zela pela beleza do corpo.
O sinônimo de vulgaridade não é mulher. Aliás, vulgaridade compra olhares, não respeito.
E, pra fechar, cito a célebre frase da cantora francesa de ópera, dita ainda no século XIX, Sophie Arnould: “Algumas mulheres dão-se a Deus quando o diabo já não quer nada com elas".
AGEU VIEIRA TRABALHA NO SEU SEXTO LIVRO
O Jornalista, advogado e escritor, Ageu Vieira, já está trabalhando na elaboração de um romance inspirado em fatos reais, para o lançamento no segundo semestre de 2025.
Enquanto aguarda a conclusão do trabalho de edição do livro de ficção ‘As aventuras do Pafúncio’ (título provisório), que já está na editora Appris, em Curitiba, e deve ser concluído até o final do ano, o escritor trabalha na produção do seu sexto livro, que retrata uma história de amor sem limites em meio a uma tragédia.
‘O Príncipe das Astúrias’ é uma história inspirada em fatos reais e se passa no início do Século XX, com base em um amor que supera tudo, desde a vida pobre na Europa, em meio a Primeira Guerra Mundial, até a morte, num naufrágio nas águas do Atlântico.
Ageu Vieira já publicou ‘Jornalismo, Estilo e Ética’, em parceria com o Jornalista Adilson Baldissera, em 2005; ‘Guerrilha de 65’, em 2020; ‘Lenço Vermelho de Sangue’, em 2023; e ‘Vila Oeste’, em 2024.
Ageu Vieira está se destacando também como escritor
A ARTE DE TOLERAR
A cada dia que passa percebo que a boa prática da arte da inteligência requer uma condição fundamental: saber quando ficar quieto.
Não confronte pessoas que sejam menos educadas e instruídas do que você no assunto debatido. Apenas se afaste.
NAS ENTRELINHAS
Quarenta e cinco do segundo tempo, com dois minutos de acréscimo. O ‘time’ perde de cinco a zero e o técnico da equipe que está sendo goleada diz, convicto, ao repórter: “Acredito que ainda dá tempo para virar o placar”.
A vida de muita gente é assim em muitos 'jogos de futebol'. Independente do 'campeonato'.
DECLARAÇÃO DE ARTISTAS
Poucas coisas são mais nauseantes do que assistir a artistas exibindo suas pretensas superioridades morais e intelectuais.
Onde existirem, juntos, testa franzida em desagravo, olhar de quina fulminante, entonação de voz intimidatória, excesso de ar blasé e pose de santa sumidade normalmente existirá um artista tentando vender o seu peixe - meio podre, diga-se de passagem.
RACIONALIDADE
A mentalidade positivista, predominante no Brasil, reflete uma inclinação por abordagens que buscam controle e soluções prescritas. Isso evidencia uma exigência de que a legislação acompanhe as complexidades do fluxo social.
Nesse contexto, a dinâmica da economia de mercado é frequentemente negligenciada. É considerada ‘excessivamente orgânica’ e imprevisível para a lógica predominante.
BONS TEMPOS
Saudade de quando o mundo era dividido por duas ideologias verdadeiramente antagônicas: Guns N' Roses e Nirvana.
SE ME FAÇO ENTENDER
O que à primeira vista pode parecer uma surpresa — seja para um país ou uma pessoa — é, na maioria das situações, o resultado previsível das decisões que foram adotadas.
EM OUTRAS PALAVRAS
Poetas, líderes religiosos e políticos têm um arsenal de palavras à disposição para expressar sua gratidão por suas posições privilegiadas. Curiosamente, ninguém ousa interromper suas mensagens.
No entanto, quando a eloquência se desvia do roteiro esperado, a lógica acaba se tornando uma prisão. A crítica fica sufocada sob o peso da retórica. Isso revela um jogo de poder onde a liberdade de expressão é uma ilusão.
COISAS DE BALZAC
Concordo com Balzac: “Assim como o médico não deixa ver nada das suas apreensões ao seu paciente, da mesma forma o advogado mostra sempre uma fisionomia cheia de esperança ao seu cliente. É um desses casos raros em que a mentira se torna virtude”.
Ainda, segundo o escritor francês, autor de várias e clássicas obras literárias, entre elas ‘A Mulher de 30 Anos’, no meu entender uma das melhores, “um amante revela a qualquer mulher casada tudo quanto o marido dela lhe oculta”.
VIRTUDE INTELECTUAL
Virtude intelectual é aquela que nasce e progride graças aos resultados do hábito que nos torna capazes de praticar atos justos.
No entanto, numa sociedade sem moral como a nossa, os atos justos se fazem cada vez mais raros.
PARA O BOM ENTENDEDOR
Aquele que enfrenta ‘criaturas sombrias’ deve ter cuidado para não se tornar o que combate. O enfrentamento pode, muitas vezes, refletir na própria essência.
‘Se fixar seu olhar em um abismo por demasiado tempo, esse mesmo abismo vai distorcer o que enxerga e o conduzirá até ele’.
A batalha contra o mal, seja externo ou interno, exige vigilância constante. E muito cuidado. É que a linha entre ‘o herói e o vilão’ pode se tornar tênue. Quando ‘se mergulha nas trevas’, é fácil perder de vista a luz que serve de guia. Por isso tenha consciência sobre as próprias fraquezas para ‘não ser consumido pelo que tenta abnegar’.
NA RIMA E NA TRAIÇÃO
Numa cidade – não imagino qual - há mulheres que gostam de seus maridos e, também, dos das melhores amigas. E isso já vem de tempos idos.
O dia que as traídas descobrirem certamente haverá brigas com direito a palavrão e quem sabe até ‘tundão’.
Nada aconselhável para aquelas que, perante a sociedade, são tidas por damas, mas suas posturas são de lamas.
E de rima em rima o baile segue animado e o povo admirado pensando que esse tipo de mazela é exclusivo de gente que mora em favela.
ECONOMIA
O motivo pelo qual a Economia frequentemente é percebida como uma ciência “complicada”, marcada por debates intermináveis que se assemelham a um diálogo entre surdos, reside na aplicação inadequada de metodologias típicas das ciências naturais. Em especial o positivismo e a modelagem matemática.
Por outro lado, quando o conhecimento econômico se baseia na lógica da ação humana grande parte da confusão e das discussões infrutíferas é diminuída, revelando uma ciência que, em sua essência, é bastante simples.
FILOSOFANDO
O cotidiano nos empurra para um abismo de incertezas. Cada fragmento do presente se desmancha em possibilidades infinitas. Enxergamos as horas se entrelaçando. O futuro, essa sombra que se avança, não é um inimigo. É um convite a abraçar o desconhecido.
E, enquanto nos deixamos levar por essa correnteza de tempo, percebemos que resistir é como tentar conter o fluxo de um rio. Um esforço inútil que apenas gera dor. E, desta forma, navegamos na vastidão do que é. Do que foi. Do que será.
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
Aquela mulher é muito ‘gelo’ e pouco ‘uísque’.
HÁ DEZ ANOS
A Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito sancionou o nome de Leolino Baldissera para a rodovia, que está sendo pavimentada, que interligará a região do frigorífico JBS, nas proximidades do Parque de Exposições Rineu Gransotto, com as Linhas Barra do Guamerim, Alto Guamerim e Emboada, além dos Bairros Morada do Sol, Agostini e Salete até a Avenida Salgado Filho. A previsão é que a obra esteja concluída até o início do segundo semestre de 2015.
Além de empresário visionário, Leolino foi vereador (dois mandatos) e três vezes nomeado prefeito (quando as cidades fronteiriças e capitais eram consideradas áreas de segurança nacional). Mas, o mais significante, é que foi um dos principais pioneiros que muito colaborou para o desenvolvimento de São Miguel e região. Numa época que inexistia energia elétrica. As estradas eram mais do que precárias. Enfim, as dificuldades são inimagináveis. Trata-se de justo e merecido reconhecimento.
HÁ 20 ANOS
O presidente de honra do PFL, Alexandre Spessatto, anunciou sua saída do partido. Seu destino será o PMDB. E mais: é certo que assumirá a Secretaria Municipal de Saúde.
O SOM
“Voe para a tempestade. Veja o mundo renascido. Sinta a dor dentro da voz de tristeza. Cruze as costas distantes. Ache a porta aberta”. Parte da letra de 'Heros Of Our Time' - Dragonforce.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
SINOPSE
Venom: A Última Rodada é o terceiro capítulo da franquia. Eddie Brock (Tom Hardy) e Venom estão em uma frenética fuga. Caçados por forças tanto do seu planeta natal quanto da Terra, a dupla se encontra em um aperto crescente, com a rede se fechando rapidamente ao seu redor. À medida que a pressão aumenta, Eddie e Venom são forçados a tomar uma decisão devastadora que marcará o fim de sua última dança juntos. O filme contará com cenas eletrizantes, com Venom devorando inimigos enquanto luta ao lado de Eddie. A situação se complica quando outros alienígenas do planeta de Venom descobrem seu paradeiro e chegam à Terra com a missão de capturá-lo. A aliança inseparável entre Eddie e Venom é posta à prova como nunca antes, enfrentando ameaças implacáveis e perigos de todos os lados. Dirigido por Andy Serkis, o filme também conta com Juno Temple e Chiwetel Ejiofor, prometendo um desfecho épico e emocionante para a saga.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 14 anos
Duração: 120 minutos
Gênero: Ação
Companhia: Columbia Pictures
Elenco: Tom Hardy, Chiwetel Ejiofor, Juno Temple
::::A Forja - O Poder da Transformação:::
SINOPSE
A Forja - O Poder da Transformação é um longa dirigido por Alex Kendrick. A história se passa um ano após terminar o ensino médio, onde Isaiah Wright (Aspen Kennedy), um jovem de 19 anos viciado em basquete e videogames, está perdido e sem direção. Desafiante para sua mãe solteira, Cynthia (Priscilla C. Shirer), e desmotivado, ele recebe um ultimato: encontrar um rumo ou deixar a casa. Com o apoio das orações de Cynthia e da devota Dona Clara (Karen Abercrombie), e a oportunidade de trabalhar na Moore Fitness, Isaiah é guiado por um mentor surpreendente que o desafia a refletir sobre seu futuro. À medida que enfrenta seu passado e aprende a abrir mão de seu egoísmo, Isaiah começa a entender que Deus pode ter um propósito maior para sua vida. A Forja - O Poder da Transformação é a inspiradora jornada de um jovem que, com a ajuda de sua mãe, um mentor e a força das orações, busca descobrir seu verdadeiro caminho e transformar sua vida.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 123 minutos
Gênero: Drama
Companhia: Paris Filmes
Elenco: Cameron Arnett, Priscilla C. Shirer, Aspen Kennedy Wilson
SINOPSE
Em Robô Selvagem, o robô conhecido como "Roz" – a unidade ROZZUM 7134 – naufraga em uma ilha desabitada, precisa aprender a se adaptar a esse novo ambiente e, pouco a pouco, construindo relações com animais nativos e isso inclui até a adoção de um filhotinho de um ganso. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome do escritor Peter Brown
FICHA TÉCNICA
Classificação: 8 anos
Duração: 102 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Universal
Elenco: Lupita Nyong'o, Pedro Pascal, Kit Connor