Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
A MENTIRA NAS VERDADES I
Em meio à complexidade das interações humanas, a verdade e a mentira se entrelaçam. “Não pense tanto em dizer a verdade. Apenas não minta”. A referida frase é um convite para refletir sobre o valor das palavras que escolhemos e as realidades que decidimos criar.
Vivemos em um mundo onde a sinceridade é escassa. O cotidiano exige uma habilidade quase acrobática de equilibrar nossas intenções com a impressão que desejamos causar nos outros.
Como consequência, muitas vezes, em vez de nos comprometermos com a veracidade, optamos pelo caminho mais fácil: a omissão, a distorção e, em casos extremos, a mentira.
A MENTIRA NAS VERDADES II
E a verdade? Ela se torna uma espécie de adorno. Uma ideia romântica de um ideal que perseguimos, mas que raramente alcançamos.
A questão é que, ao invés de nos atolarmos na busca incessante pela verdade absoluta — que, convenhamos, é uma tarefa quase hercúlea —, talvez devêssemos nos concentrar em eliminar as mentiras que, tal qual uma erva daninha, cresce e se multiplica.
Quando faltamos com a verdade, mesmo que seja sob o pretexto de proteger sentimentos alheios, acabamos criando desconfianças e incertezas.
A MENTIRA NAS VERDADES III
Nossa capacidade de discernir e aceitar a verdade também é influenciada por aquilo que decidimos ocultar. Exemplo: em um momento de vulnerabilidade, ao confidenciar um segredo, muitos podem se deparar com a resistência interna em revelar toda sua extensão.
O medo do julgamento ou a preocupação em não agradar pode levar à adoção de meias-verdades que, embora pareçam benignas, complicam a interação.
EM TEMPO: Nesta questão é importante salientar que a verdade não é linear. Cada um de nós carrega uma bagagem de vivências, crenças e perspectivas. Isso molda a compreensão de cada um.
A PROPÓSITO
Todas as maiores tragédias humanas aconteceram através da ação voluntariosa de pessoas que tinham certeza absoluta de estar agindo ao lado da verdade. E em todas o tempo provou que era mentira.
PENSE NISSO
As pessoas com as melhores qualidades também têm potencial para os piores defeitos.
E quem anda vagarosamente, mas mantém o foco na direção certa, pode chegar mais longe do que aquele que, ao caminhar apressadamente, não enxerga as pedras do caminho. Tropeça e cai. A lesão causada pela queda impede de ir além.
DICA
Que saibam por outros e não por você sobre suas conquistas, virtudes, superações e por aí vai. E quando questionado seja o mais discreto possível. E apenas com pessoas que confia e têm grande afinidade. Tipo com aquelas amizades verdadeiras que não preenchem o número de dedos que temos nas mãos.
Seja humilde e modesto. Sempre, quando se tratar de suas qualidades, jamais as enalteça. Pelo contrário: diga que é menos. Nunca se vanglorie.
E outra: lembre-se que, em maior ou menor proporção, ninguém é isento de defeitos. Não esqueçamos dos nossos.
O PODER DA VIRGULA
“Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura”.
Se você for mulher, vai preferir colocar a vírgula depois de mulher. Se você for homem, depois de tem. Veja quanta diferença.
Isso também vale para a vida de cada um. Somos nós que pontuamos as frases do que escrevemos nas páginas do livro de nossas vidas.
QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
Como é bacana observar pessoas agindo educadamente, mesmo em situações que teriam motivos para ser grosseiras. Por outro lado, é desagradável presenciar cenas deselegantes, na maioria das vezes geradas por banalidades.
Tudo bem que todos têm o direito de serem estúpidos. Só que muitos abusam desse ‘privilégio’. E como!
Também é preciso ter consciência que a má-educação, em alguns casos, já está impregnada em determinadas pessoas.
ANALFABETOS DE CIDADANIA
O desastre do brasileiro é que muitos se tornaram vulgares e incultos.
Não faço distinção entre pessoas pela sua escolaridade. Vários que a têm, principalmente nos cargos mais elevados da república, são analfabetos de cidadania e respeito.
Cultivam seus intelectos medíocres e desajustados para destruir o pouco de dignidade que resta no país.
COISAS QUE UM HOMEM NÃO DEVE TER
-Bermuda rosa
-Óculos roxo
-Tênis abóbora
-Cueca vermelha
-Medinho do escuro-Coque samurai (você não é japonês)
-Nécessaire
NÃO MERECEM CREDIBILIDADE
Jamais confie em previsões de analistas que desconhecem o conceito de ceteris paribus. E se você não sabe do que se trata, nunca é tarde para aprender algo novo.
Pesquise. E, principalmente, compreenda. Entenda no que se aplica. Sua finalidade e outras questões.
EM TEMPO: Em relação a ‘previsões’ antecipo que não tem nada a ver com essas baboseiras de videntes e afins.
DESPREZO
O ferimento passa. A dor também. No entanto, a ‘cicatriz’ fica. Bastaria uma cirurgia-plástica para demovê-la. Mas há pessoas que preferem não retirar para não esquecer os que a causaram.
Não é rancor. Nem orgulho. Trata-se de dignidade. De personalidade. De respeitar-se.
QUESTÃO LÓGICA
Não existe “empresa pública/patrimônio do povo”. Ou é controlada pelo seu dono, sócios ou por políticos.
Ou navega pelas águas dos lucros e prejuízos ou é instrumento na mão de gestores públicos. Ou serve ao público ou se serve do público.
FILOSOFANDO
O pensamento de um homem é, antes de mais nada, sua nostalgia escreveu Albert Camus – escritor, filósofo e jornalista franco-argelino.
Tenho andado nostálgico, achando que meus conhecimentos pudessem me levar a algum entendimento do hoje. Errei!
Comecei a me sentir estranho. O problema é que somos viciados em respostas e o mundo é um imenso rochedo de relevo indefinido.
Minha nostalgia não é dor. Ela tem servido para não me deixar acreditar que somos impotentes diante do real que não gostamos.
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
Dizem que quem é orgulhoso morre sozinho, mas já viu alguém no caixão com companhia?
HÁ DEZ ANOS
Acontece neste sábado, às 20h, no Auditório do Colégio La Salle Peperi, palestra espírita com o ex-presidente da Federação Espírita de Santa Catarina, Gerson Tavares. Ele abordará o tema “Jornada do Autoconhecimento”. Entrada franca (é sugerida a doação de um quilo de alimento).
HÁ 20 ANOS
O vereador (suplente) Alceu Menegatti, que exerce o cargo durante o mês de outubro, apresentou, na sua última sessão, indicação, aprovada por unanimidade, solicitando que seja proibida a venda de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis.
Caberá ao prefeito decidir se transforma a sugestão em projeto de lei. Se o fizer terá que enviar para apreciação e votação dos vereadores.
Caso isso ocorra e a matéria for aprovada pelo Legislativo e o prefeito sancionar se torna lei. Consequentemente todos os postos estarão proibidos de comercializar bebidas com teor alcoólico.
O SOM
“Se você viver sua vida ‘sem amanhãs’, cada dia será apenas um caminho para a tristeza”. Parte da letra de ‘The Conflagration’ – Stone Sour.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
SINOPSE
Terrifier 3 é a continuação dos filmes de terror Terrifier (2018) e Terrifier 2 (2022). O palhaço psicopata Art (David Howard Thornton) está de volta com ainda mais sede de sangue. Depois de sair em uma onda de assassinatos em dois Halloweens, sendo, inclusive, ressuscitado por uma entidade maligna só para aterrorizar o condado de Miles, Art decide trocar de feriado. Após os eventos de Terrifier 2, o palhaço provoca o caos durante a noite de Natal, entrando em uma desenfreada jornada de vingança, com muitas mortes ao longo do caminho. Enquanto Art persegue suas novas vítimas, um grupo de sobreviventes do Halloween anterior se une para tentar detê-lo, criando uma batalha intensa entre o bem e o mal. A atmosfera natalina se transforma em um pesadelo sangrento, à medida que Art revela sua verdadeira natureza implacável. Prepare-se para mais sustos, criatividade macabra e cenas de gore que farão os fãs do gênero ficarem à beira de seus assentos.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 18 anos
Duração: 125 minutos
Gênero: Terror
Companhia: Diamond Filmes
Elenco: Lauren LaVera, David Howard Thornton, Jason Patric
SINOPSE
Venom: A Última Rodada é o terceiro capítulo da franquia. Eddie Brock (Tom Hardy) e Venom estão em uma frenética fuga. Caçados por forças tanto do seu planeta natal quanto da Terra, a dupla se encontra em um aperto crescente, com a rede se fechando rapidamente ao seu redor. À medida que a pressão aumenta, Eddie e Venom são forçados a tomar uma decisão devastadora que marcará o fim de sua última dança juntos. O filme contará com cenas eletrizantes, com Venom devorando inimigos enquanto luta ao lado de Eddie. A situação se complica quando outros alienígenas do planeta de Venom descobrem seu paradeiro e chegam à Terra com a missão de capturá-lo. A aliança inseparável entre Eddie e Venom é posta à prova como nunca antes, enfrentando ameaças implacáveis e perigos de todos os lados. Dirigido por Andy Serkis, o filme também conta com Juno Temple e Chiwetel Ejiofor, prometendo um desfecho épico e emocionante para a saga.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 14 anos
Duração: 120 minutos
Gênero: Ação
Companhia: Columbia Pictures
Elenco: Tom Hardy, Chiwetel Ejiofor, Juno Temple
SINOPSE
Em Robô Selvagem, o robô conhecido como "Roz" – a unidade ROZZUM 7134 – naufraga em uma ilha desabitada, precisa aprender a se adaptar a esse novo ambiente e, pouco a pouco, construindo relações com animais nativos e isso inclui até a adoção de um filhotinho de um ganso. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome do escritor Peter Brown
FICHA TÉCNICA
Classificação: 8 anos
Duração: 102 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Universal
Elenco: Lupita Nyong'o, Pedro Pascal, Kit Connor