Notícias

Município soma 140 casos de acidentes com animais peçonhentos em 2024

Os principais causadores dos acidentes foram aranhas do tipo armadeira, seguidas por serpentes, escorpiões e lagartas

Município soma 140 casos de acidentes com animais peçonhentos em 2024
Foto: Reprodução

O contato com animais peçonhentos tem causado preocupação no Oeste catarinense. No ano passado, a região registrou 463 acidentes, ficando entre as três com mais casos no estado, atrás apenas da Grande Florianópolis (855) e do Alto Vale do Itajaí (520).

Em São Miguel do Oeste, foram 140 ocorrências notificadas, segundo Marcos Bortolanza, da Vigilância Epidemiológica municipal. Os principais causadores dos acidentes foram aranhas do tipo armadeira, seguidas por serpentes, escorpiões e lagartas.

Somente em 2024, já são 12 registros na cidade, sendo oito provocados por aranhas. Coordenador da Vigilância Epidemiológica Regional, Márcio Pereira, explica que a maior parte das vítimas é composta por trabalhadores rurais, que entram em contato com esses animais no dia a dia.

“Embora poucos casos exijam tratamentos mais complexos, a recomendação é buscar atendimento médico imediatamente após uma picada, já que a demora pode agravar os sintomas. Autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção, especialmente no meio rural, onde os riscos são maiores”, conclui Pereira.

Peperi

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Domingo
Máxima 28º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 18º - Mínima 9º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Terça
Máxima 19º - Mínima 6º
Céu limpo

Quarta
Máxima 22º - Mínima 8º
Céu limpo

Quinta
Máxima 21º - Mínima 9º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.