Foi reativado o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) na região da Tri-fronteira entre Barracão (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen, na Argentina. A retomada dos trabalhos busca reforçar a parceria entre comunidade e forças de segurança para prevenir crimes e melhorar a segurança local.
A reativação do CONSEG é uma conquista para a população da fronteira, que enfrenta desafios típicos de regiões limítrofes, como o tráfico de drogas, o contrabando e outros crimes transfronteiriços. Com a volta das atividades, o conselho deve reunir representantes das polícias Civil, Militar, Federal, além de lideranças comunitárias, empresariais e autoridades locais.
O CONSEG tem como função ouvir as demandas da população, discutir soluções junto aos órgãos de segurança e propor ações que contribuam para a paz e a ordem pública. A expectativa é de que a atuação conjunta traga resultados mais rápidos e eficazes para os moradores dos três municípios.
A integração entre Brasil e Argentina também será reforçada por meio da troca de informações e da realização de operações conjuntas, com apoio dos órgãos oficiais dos dois países. A reativação do CONSEG simboliza um passo importante na busca por mais segurança e qualidade de vida na região de fronteira.
Anderson Sommer / Portal Tri