A vacinação contra a gripe atingiu a marca de 1.008.857 doses aplicadas em todo o estado, informou na quarta-feira, dia 14, a Secretaria de Estado da Saúde (SED).
Somente no último sábado, dia 10, quando aconteceu o dia D, 163.209 doses foram aplicadas. Entretanto, a SED alerta para a necessidade de avanço na imunização.
Santa Catarina está com uma cobertura vacinal de apenas 27,85% nos grupos prioritários — gestantes, crianças e idosos. O estado ocupa atualmente a terceira posição no ranking nacional de vacinação contra a influenza. A média de imunização no Brasil é de apenas 22,28%.
A chegada do inverno e a queda nas temperaturas aumentam as chances de transmissão de doenças respiratórias, como a gripe. “É importante reforçar que a vacina continua disponível em todo o estado de Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
As doses estão disponíveis nos postos de saúde dos municípios. “É fundamental que principalmente o público-alvo, que são os idosos e as crianças, possa se vacinar, pois é geralmente este público que continua internando nos nossos hospitais. A vacina está aberta para toda a população e contamos com a participação e colaboração de todos os catarinenses”, reforça.
A vacina disponível na rede pública é gratuita e é considerada a forma mais eficaz de prevenir complicações graves, internações e óbitos causados pela gripe, especialmente entre os grupos prioritários. Além disso, a vacinação não apenas protege o indivíduo, mas também contribui para a redução da circulação do vírus em espaços públicos, aliviando a pressão sobre os serviços de saúde e diminuindo os impactos da gripe na sociedade.
Ainda para reforçar a proteção e ampliar a cobertura vacinal, neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais. Ele ficará disponível ao longo de todo o ano.
A SED lembra que para se vacinar é importante levar a carteira de vacinação e um documento com foto para atualização do histórico vacinal.
Ascom