Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
O DESTINO NÃO É CULPADO I
É claro que existem fatalidades. Mas são fatalismos. Não há nada a fazer.
No mais, somos nós que moldamos nosso amanhã, conforme nossas ações de hoje e ontem.
Não tem nada a ver dizer que “o destino quis assim”. Isso é balela. Ridículo. Justificativa de araque.
O DESTINO NÃO É CULPADO II
Tem outro ditado popular que também é muito antigo. E até hoje não sai de moda.
Ainda é dita com fervor por muitas pessoas. Elas são agarradas em crendices estúpidas. Invencionices idiotas.
Uma das piores é “o futuro a Deus pertence”. Baita mentira. Essa falácia, inclusive, se destaca na turma dos adágios inúteis.
O DESTINO NÃO É CULPADO III
Então a pessoa toma todas. Sai do bar completamente embriagada. Bate o carro e morre. Ela foi a responsável.
E, ademais, nesse caso específico, soaria melhor dizer que ‘o futuro ao diabo pertence’.
Essa babaquice, em forma de ditado, é uma ofensa a Deus. Seus defensores são ineptos. Eles até têm meia-dúzia de admiradores que não passam de néscios.
TRAUMAS I
Algumas pessoas, depois de passar por uma “experiência” nem um pouco agradável, ficam arredias. Desconfiam de tudo e de todos.
De maneira metafórica é como se alguém confunde uma cobra com um gato e tenta acariciá-lo. Sem perceber o perigo que está se expondo.
TRAUMAS II
O resultado é uma dolorida picada venenosa que não se limita a dor - que persiste por muito tempo.
Também é responsável direta e indiretamente pelo surgimento de outros danos.
Dependendo do que aconteceu alguns ficam excessivamente traumatizados. Aí perseguem “salsichas”. Acham que são cobras disfarçadas, atacando-as com fúria. Sem se importar com as consequências.
EM TEMPO: É claro que não me refiro a gatos e, muito menos, cobras.
O QUE VALE É AGIR
Não estou sugerindo que devemos desmerecer o otimismo. Nem a fé. Penso, porém, que o suor no rosto é tão poderoso do que pensamento positivo. Sigam o conselho de Thomas Edson: 1% inspiração; 99% transpiração.
CRÍTICA
Uma crítica bem fundamentada não agride. Ela orienta. A delicadeza no tom e a clareza nos argumentos são ferramentas poderosas.
Além da educação, quando apontamos as falhas de alguém, devemos também indicar, com conselhos fundamentados, como ele deve proceder para melhorar. Isso é essencial.
Escrevendo esse comentário lembrei do filósofo chinês Confúcio: “Quando apontares um defeito, oferece também um caminho”. E eu acrescento: Criticar sem construir é apenas destruir.
GERALMENTE É ISSO MESMO
O grande filósofo germânico Schopenhauer explorou os mecanismos do debate em ‘A Arte de Ter Razão’.
No livro, ele alerta sobre o risco de transformar diálogos em disputas que pouco ou nada acrescentam.
E quando tende para o lado da política partidária a situação ferve. E a baixaria chega com tudo.
No final, falam muito mais sobre a política do país do que o problema. A ocasião, que tinha o objetivo de solucioná-lo, não deu em nada.
O QUE SINTO
Ao saber da imbecilidade de algumas pessoas não fico indignado. Meu sentimento é de ‘vergonha alheia’.
Na tentativa de chamar atenção confundem inaptidão com criatividade.
E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)
Tem muita lagartixa se achando jacaré.
HÁ DEZ ANOS
Neste dia 24 de maio o Cometa, tradicional time de futebol de São Miguel, completa 40 anos.
Para quem não lembra, nos anos 1980, o campo da equipe de uniforme jalde-negro, era totalmente de terra, sem nada de grama. Ficava na Avenida Getúlio Vargas onde hoje está localizado o CREA.
HÁ 20 ANOS
O vereador Moacir Fiorini criticou a Igreja Católica de São Miguel que, segundo ele, infelizmente, ainda é comandada por Chapecó e pouco (ou quase nada) tem feito para divulgar a história de Padre Aurélio Canzi.
O SOM
“Algumas pessoas pensam que estão sempre certas. Outras são quietas. Várias são nervosas. Algumas parecem tão bem, mas por dentro se sentem tristes e erradas. Vinte e nove atributos diferentes. Só sete que você gosta. Vinte maneiras de ver o mundo. Vinte maneiras de começar uma briga”. Parte da letra de ‘You Only Live Once’ - The Strokes.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
Acesse o SITE Cine Peperi e confira!
SINOPSE
Cinebiografia de Ney Matogrosso, Homem com H apresenta a intensa trajetória do artista desde a infância até se tornar uma das grandes figuras da música e cultura brasileiras. O filme acompanha a origem em Bela Vista no Mato Grosso do Sul e os constantes embates familiares em razão dos preconceitos de seu pai. Ao sair de casa e se mudar para São Paulo, Ney dá início à sua carreira artística. Com uma voz única e uma veia criativa e performática inesquecível, Ney Matogrosso compõe um terço da banda Secos & Molhados e enfileira sucessos como Rosa de Hiroshima e Sangue Latino em meio à repressão da ditadura militar. Passando por cada fase de sua carreira, Homem com H conta a história de vida de um ícone artístico, demonstra sua identidade revolucionária e arrebatadora, seu ímpeto libertário e sua inconfundível presença de palco.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 16 anos
Duração: 129 minutos
Gênero: Nacional
Companhia: Paris Filmes
Elenco: Jesuíta Barbosa, Bruno Montaleone, Jullio Reis
SINOPSE
Após suas aparições em Black Widow e Hawkeye, Florence Pugh retorna ao Universo Marvel como Yelena Belova, uma assassina implacável que se une a um time de anti-heróis em missões para o governo dos Estados Unidos. Em Thunderbolts, Yelena faz parte de uma equipe composta por ex-supervilões redimidos, prontos para agir em nome de causas controversas. Thunderbolts traz uma nova abordagem ao explorar personagens desajustados e suas lutas internas, enquanto enfrentam desafios de alto risco para o governo, misturando ação, humor e dilemas morais.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 18 anos
Duração: 140 minutos
Gênero: Ação
Companhia: Marvel
Elenco: Florence Pugh, Sebastian Stan, David Harbour
SINOPSE
Um Filme Minecraft é a primeira adaptação live-action para os cinemas do jogo mais vendido de todos os tempos, Minecraft. Neste universo onde a criatividade não só proporciona diversão como também é vital para a sobrevivência, quatro indivíduos desajustados — Garrett arrett “The Garbage Man” Garrison (Jason Momoa), Henry (Sebastian Eugene Hansen), Natalie (Emma Myers) e Dawn (Danielle Brooks) — são subitamente transportados para o Overworld, um mundo cúbico e bizarro onde a imaginação reina. Após passarem por um portal misterioso, eles se encontram em uma terra repleta de perigos e criaturas malignas, como Piglins e Zumbis. Para retornarem ao seu mundo, eles terão que dominar este novo ambiente com a ajuda de um construtor experiente e imprevisível, Steve (Jack Black). Durante essa jornada mágica, os cinco aventureiros precisarão redescobrir suas habilidades únicas, essenciais não apenas para sobreviver no Overworld, mas também para prosperar na vida real.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Warner Bros.
Elenco: Jaso