São Miguel do Oeste segue consolidando sua posição como referência em qualidade de vida, gestão pública e desenvolvimento regional. O município alcançou o 3º lugar em Santa Catarina no ranking do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na última semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). No cenário nacional, a cidade ocupa a 56ª posição entre mais de 5 mil municípios brasileiros.
O levantamento utiliza dados oficiais públicos para medir o desenvolvimento dos municípios com base em três pilares fundamentais: Educação, Saúde e Emprego & Renda. São Miguel do Oeste se destacou especialmente nos indicadores de saúde e geração de renda, além de apresentar um desempenho equilibrado em todos os eixos avaliados.
O prefeito Edenilson Zanardi comemorou o resultado, destacando que o índice é reflexo do trabalho coletivo e dos investimentos contínuos na cidade.
“É um reconhecimento importante para todos que vivem e trabalham aqui. São Miguel do Oeste investe continuamente em políticas públicas eficientes, infraestrutura, educação de qualidade e um sistema de saúde acessível, e isso tem feito a diferença”, ressalta.
Ranking dos 10 municípios mais bem colocados de Santa Catarina no IFDM:
1. São Bento do Sul
2. Joaçaba
3. São Miguel do Oeste
4. Jaraguá do Sul
5. Brusque
6. Cocal do Sul
7. Criciúma
8. Corupá
9. Rio do Sul
10. Pomerode
Reconhecimento e compromisso
O IFDM é atualizado com base nos dados dos Ministérios da Educação, Saúde e Trabalho, e é considerado um dos mais confiáveis indicadores sobre o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
Com mais essa conquista, São Miguel do Oeste reafirma sua posição como um dos melhores lugares do país para se viver, trabalhar e investir.