A Secretaria Municipal de Saúde de Princesa investiga um caso suspeito de dengue na zona rural do município. O material coletado foi encaminhado ao LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública) para análise. Até o momento, nenhum caso da doença foi confirmado em 2025.
Conforme o setor de epidemiologia, 12 casos suspeitos foram descartados, e o número de focos positivos do mosquito Aedes aegypti subiu para 20.
Mesmo com a chegada do inverno, a Secretaria alerta que o combate ao mosquito deve continuar, já que os ovos do Aedes aegypti podem resistir por meses em locais com água parada, esperando condições ideais para eclodirem.
A população é orientada a seguir adotando medidas preventivas durante todo o ano, como:
• Eliminar recipientes que acumulem água (pratos de plantas, pneus, garrafas);
• Manter caixas d'água bem vedadas;
• Limpar calhas e ralos com frequência;
• Permitir o acesso dos agentes de endemias às residências para orientação e vistoria.
O monitoramento permanece ativo e as ações de controle seguem em ritmo intensificado, mesmo no período de temperaturas mais baixas.
ASCOM Prefeitura Princesa