Notícias

Voos de balão são retomados 11 dias após tragédia em Praia Grande

O primeiro balão decolou por volta das 7h10, de acordo com Murilo Gonçalves, presidente da Associação de Pilotos e Empresas de Balonismo (AVIBAQ)

Voos de balão são retomados 11 dias após tragédia em Praia Grande
Foto: NSC TV, Reprodução

Os voos de balão foram retomados em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (2). A atividade havia sido interrompida em 21 de junho, após um equipamento pegar fogo e causar a morte de oito pessoas.

O primeiro balão decolou por volta das 7h10, de acordo com Murilo Gonçalves, presidente da Associação de Pilotos e Empresas de Balonismo (AVIBAQ). Ao longo do dia, há previsão de novos voos na cidade, que é conhecida como um dos principais destinos para o balonismo no Brasil.

A retomada dos voos terá novidades em termos de segurança, conforme adiantado na terça-feira (1º). Entre as medidas, estão a instalação de dois extintores de incêndio em cada balão, o uso de rádios intercomunicadores e de uma manta antichamas, além de melhorias técnicas no manuseio dos equipamentos.

— Também temos agora um boletim meteorológico emitido pela associação todas as noites, às 20h, no qual um grupo experiente, com auxílio de meteorologistas, informa todo mundo sobre as condições climáticas liberando ou não o voo para o dia seguinte — disse João Vitor Justo, piloto e vice-presidente da AVIBAQ, em entrevista à NSC TV.

Os balões estavam cheios de turistas, que aguardavam a retomada da atividade no município.

— A expectativa é muito grande. O dia está perfeito hoje. Vai ser uma experiência muito legal — disse uma turista de Rodeio, do Vale do Itajaí, que foi ao local com o companheiro.

O retorno do balonismo em Praia Grande estava programado para a sexta-feira (27) seguinte à tragédia, mas foi adiado por decisão da prefeitura e dos profissionais de balonismo, em respeito às famílias das vítimas.

Relembre o acidente

O acidente de balão registrado no último sábado (21) matou oito pessoas em Praia Grande, no Extremo Sul catarinense. Outros 13 tripulantes, incluindo o piloto, conseguiram escapar com vida. Essa foi a primeira ocorrência com mortes desde o início das atividades no município em 2017. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da delegacia de Santa Rosa do Sul, comandada pelo delegado Rafael Chiara.

O setor do balonismo aguarda por regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No dia seguinte à tragédia, a agência informou à administração de Praia Grande que elaboraria um documento emergencial com diretrizes para essa regulação, junto ao Ministério do Turismo.

Em meio às incertezas sobre a regulamentação e sobre quando os voos devem retornar, o setor do balonismo tem registrado baixas na busca pela atividade. Cerca de 60% das reservas de passeios foram canceladas, além disso, 70% da procura por voos diminuiu nos últimos dias.

NSC Total

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 12º - Mínima -1º
Céu limpo

Quinta
Máxima 17º - Mínima 2º
Céu limpo

Sexta
Máxima 18º - Mínima 5º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 19º - Mínima 5º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 20º - Mínima 5º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.