A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) completa 54 anos de atuação no Estado neste dia 2 de julho. Há mais de meio século e com o trabalho de 2.700 funcionários, a Companhia reforça o compromisso de garantir mais saúde e qualidade de vida aos catarinenses dos 193 municípios em que atua.
Com foco no fortalecimento e na gestão eficiente para elevar a qualidade de seus produtos e serviços, a CASAN avançou na modernização de seus processos administrativos e operacionais, além de investir na ampliação e no reforço das infraestruturas de abastecimento e de esgotamento sanitário. O esforço faz parte do Planejamento Estratégico e de uma reestruturação direcionada para modernizar processos, fortalecer a governança, e ampliar a capacidade de atender consumidores e municípios com eficiência e responsabilidade socioambiental.
Esse papel também se traduz em números. Ao longo do último ano, a CASAN alcançou lucro líquido de R$ 243 milhões, um valor histórico e que representa um salto de 379% em relação ao ano anterior e que a empresa tem conseguido reverter em serviços melhores pro consumidor. Na mesma linha, 2024 foi o ano de maior investimento na história, com R$ 602 milhões aplicados. Em paralelo ao lucro e aos investimentos, a empresa se tornou mais competitiva para o mercado, melhorando o índice da Dívida Líquida/EBITDA e conquistando posição A+ no rating da empresa, como sinônimo de confiança, solidez e credibilidade.
A inovação e o compromisso com a sustentabilidade fazem parte desse propósito e das ações para acompanhar as demandas atuais e futuras. Para garantir saúde econômica, cumprir o Marco do Saneamento e atingir as metas do Governo do Estado em coleta e tratamento de esgoto até 2026, a Companhia vem reinventando seu modelo de negócios, que inclui a criação de novas áreas como: a Diretoria de Inovação e Novos Negócios e as Assessorias de Articulação; de Dados; de Branding e Marketing, bem como a mudança nas antigas Superintendências para as Agências de Grande e Médio e Pequeno Porte, focadas na operação e mais perto dos clientes: Municípios e consumidores.
Para o presidente da Companhia, Edson Moritz, a grande transformação foi interna, com o engajamento da equipe e o orgulho de vestir a camisa. "Podemos dizer que hoje a Casan é uma empresa que tem uma história consagrada, um grande legado, mas que sob a gestão do governador Jorginho Mello está se reinventando, inclusive na cultura interna, rumo ao futuro do saneamento. Seja na inauguração de novos e modernos Reservatórios de Água e Sistemas de Esgotamento Sanitário, ou na busca de soluções inovadoras para ampliar a cobertura de tratamento no estado, tornando muito claro e objetivo o nosso papel transformador e líder no setor em Santa Catarina", afirma Edson Moritz.
Secom/SC