O projeto é uma iniciativa de pilotos da região que trabalham no Oriente Médio. Na tarde da última sexta-feira, 11, prefeitos e secretários de 10 cidades do Noroeste gaúcho e Extremo Oeste catarinense estiveram no aeroporto de Linha Presidente Becker, interior de Itapiranga, para a apresentação de um projeto para voos panorâmicos. O evento contou com participação de representantes de Ametista do Sul, Barra do Guarita e Derrubadas, do Rio Grande do Sul. Os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Mondaí, Iporã do Oeste, Descanso e São Miguel do Oeste também estiveram presentes.
Conforme a Administradora do Aeroporto e proprietária da empresa SAE Heliehmann, responsável pelo processo, Tecla Scholz, a reunião apresentou aos membros de governos municipais a proposta para que cada cidade tenha um ponto de voo panorâmico. Ela comenta que o objetivo é de que os municípios possam oferecer passeios aéreos em eventos como feiras e aniversários. Tecla menciona que a empresa responsável pelo projeto ainda passa pelo processo de homologação na Agência Nacional de Aviação Civil.
A licença para operação comercial deve ser emitida até o início do próximo ano. De acordo com Tecla Scholz, os municípios podem homologar pontos específicos para voos junto da empresa, facilitando o trâmite legal. Os espaços são avaliados por assessores da ANAC para verificar as condições e gerenciamento de risco e análise de manuais.
Tecla Scholz reforça que a iniciativa é privada dos pilotos Samuel e Kerstin, com objetivo de fechar parcerias com os municípios. O projeto é uma forma de arrecadar recursos para uma ONG do casal, que leva missionários para a Amazônia. Hoje ocorrem voos gratuitos para convidados.
Conforme o Assessor da Agência Nacional de Aviação Civil, Paulo Morais, a empresa itapiranguense realiza o processo de certificação com cinco etapas. Atualmente, ocorre o mapeamento dos pontos estratégicos para o serviço especializado na exploração de voos panorâmicos. Essa é considerada a segunda fase do processo completo de certificação. O próximo passo são as vistorias da ANAC.
Morais destaca ainda que os voos seriam de decolagem e pouso no mesmo local, sem a permissão para deslocamentos de táxi aéreo. Segundo o Assessor da ANAC, o Aeroporto de Presidente Becker atualmente estaria em condições favoráveis para iniciar a operação comercial. A zona é considera livre de obstáculos, com grande espaço de 400 metros de pista para pequenos aviões e heliporto.