Estudantes de escolas militares de Santa Catarina conquistaram as melhores classificações no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024, segundo os resultados oficiais da prova divulgados pelo MEC (Ministério da Educação).
Os dados foram compilados pela Evolucional — empresa de tecnologia do segmento de educação — e demonstram um cenário preocupante do ensino catarinense. A instituição estadual mais bem classificada aparece na posição 1.203 do ranking, que avaliou 22.706 escolas de todo Brasil.
O desempenho do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Pedro II, em Blumenau, com média de 645,56 na prova, foi o melhor entre as escolas públicas.
O IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) – Campus Florianópolis lidera a classificação entre as escolas federais, mas aparece apenas na 2.366ª posição geral, com média de 622,26.
Escolas militares garantem melhor classificação no Enem 2024
Os candidatos de instituições públicas de Santa Catarina, que obtiveram melhor classificação no Enem 2024, estudam em escolas militares. Entre os cinco melhores desempenhos do estado, três são de centros administrados pela Polícia Militar.
O Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – Unidade Pedro II, em Blumenau, aparece na posição geral número 1203. Os estudantes tiveram média 645,46 no exame. Logo após está a unidade Joinville do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, que aparece na classificação geral como 2035ª colocada, com média 628,32.
Na terceira posição, aparece a Escola de Educação Básica Feliciano Nunes Pires, de Florianópolis, com média 614,20. Ela ocupa a 2832ª posição geral. Em seguida, está a Escola de Educação Básica Teixeira de Freitas, em Alto Bela Vista, somando 593,55 de média. A instituição figura na posição 4231.
O Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, de Lages, na Serra, completa o ranking das cinco escolas catarinenses com melhor desempenho no Enem 2024. A instituição ocupa a 4394ª posição, com 591,11 de média.
Veja o ranking:
1203: Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (Unidade Pedro II, Blumenau) – 645,46;
2035: Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (Joinville) – 628,32;
2832: Escola de Educação Básica Feliciano Nunes Pires – 614,20;
4231: Escola de Educação Básica Teixeira de Freitas – 593,55;
4394: Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (Lages) – 591,11.
Como foram as demais escolas de Santa Catarina?
A única escola municipal do estado listada nos dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é a Etevi (Escola Técnica do Vale do Itajaí), de Blumenau, que aparece na 3.116ª posição, mas com um dado de destaque: é a quinta melhor média entre as escolas municipais do país, com nota de 609,85.
Entre as escolas privadas, a melhor colocação de Santa Catarina é o Colégio Energia, de Chapecó, na 150ª posição nacional, com média de 692,13. As cinco maiores médias do país são de escolas privadas, sendo quatro delas localizadas em Fortaleza (CE).
ND+