Um levantamento feito pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) aponta os setores de Santa Catarina mais impactados pelo tarifaço de 50% anunciado por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, na última semana.
O anúncio chegou ao presidente Lula através de uma carta na quarta-feira, dia 9, informando que a tarifa será cobrada a partir do dia 1º de agosto. Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China.
Impacto em SC
Conforme o documento da Facisc, o setor de Santa Catarina que mais exporta para os EUA é o madeireiro, representando quase 40% do total vendido internacionalmente pelo estado.
Outros 40% das exportações aos EUA são de setores de alta intensidade tecnológica, como equipamentos elétricos, de transporte, além de máquinas e outros equipamentos. Confira o gráfico abaixo:

Exportação de SC aos EUA
Os Estados Unidos são o principal comprador internacional de produtos catarinenses. Somente no primeiro semestre de 2025, 15% das exportações catarinenses foram para o país, conforme os dados apresentados pela Facisc.
Nos últimos 20 anos, as exportações para os EUA se mantiveram, na maioria, na faixa de US$ 1,2 bilhão. Dentre os estados brasileiros, Santa Catarina é o 6º do país que mais exporta para os americanos, responsável por 4%.
Apesar do país representar 14% das exportações catarinenses, essa participação se reduziu ao longo dos últimos 20 anos (veja o gráfico abaixo). No entanto, com exceção de 2018 a 2020, os EUA foram o principal comprador de produtos de Santa Catarina.
Principais parceiros comerciais nas exportações catarinenses
Nos últimos anos, a redução da participação dos EUA veio acompanhada do crescimento da participação da China e do México, além do surgimento de novos países no ranking principal, como China, Filipinas e Emirados Árabes. Veja abaixo todos os países:

Principais produtos exportados
Em Santa Catarina, os setores madeireiros, de móveis e automotivo são os que mais dependem das exportações estadunidenses. Os principais produtos exportados são carne de aves e suína, cujo principal mercado está na Ásia. No entanto, outros produtos como suco de frutas e peixes congelados possuem o mercado americano como maior consumidor.

Oeste Mais