No dia 25 de julho de 2025, o Sicoob São Miguel comemorou 36 anos de uma trajetória marcada por crescimento, inovação e impacto positivo nas regiões onde atua. Fundada em 1989 por 34 agricultores com espírito visionário, a cooperativa nasceu com o propósito de fortalecer a economia local e garantir acesso justo ao crédito, especialmente para quem vive e trabalha no campo.
Com sede em São Miguel do Oeste (SC), o Sicoob São Miguel consolidou-se como uma das principais instituições financeiras cooperativas do país, ocupando hoje a segunda posição entre as maiores cooperativas do sistema Sicoob na Região Sul. São mais de R$ 7,4 bilhões em ativos sob gestão e 64 agências distribuídas entre os Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, incluindo uma agência digital. A cooperativa possui mais de 160 mil cooperados e conta com aproximadamente 900 profissionais, entre colaboradores diretos e terceirizados.
Para além dos números expressivos, a história da cooperativa é marcada pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está inserida. O investimento em educação, cidadania financeira, responsabilidade social e no apoio a projetos locais faz parte da essência do Sicoob São Miguel, que acredita no cooperativismo como caminho para a inclusão financeira e transformação social.
"Chegar aos 36 anos com solidez e relevância no mercado é resultado da confiança dos nossos cooperados e do trabalho sério de muitas mãos. Temos orgulho de fazer parte da vida das pessoas, contribuindo para o crescimento econômico e social das regiões onde estamos presentes. Nosso compromisso é seguir cooperando para transformar realidades", destaca Edemar Fronchetti, presidente do Sicoob São Miguel.
Neste aniversário, a cooperativa celebra não apenas conquistas, mas também o fortalecimento de vínculos e o olhar para o futuro. Com base em seus princípios cooperativistas, o Sicoob São Miguel reafirma seu propósito de ser uma instituição feita de pessoas, para pessoas, conectando sonhos e construindo, junto com a comunidade, um futuro mais justo e colaborativo.
Ascom