Um avião de pequeno porte caiu no final da tarde deste domingo, dia 17, em Bom Retiro, na Serra de Santa Catarina, e causou a morte de um homem de 61 anos. Uma mulher de 49 anos foi resgatada com fratura exposta e traumatismo cranioencefálico grave, informou o Corpo de Bombeiros.
A equipe foi acionada para atender a ocorrência por volta das 17 horas, juntamente com socorristas do Samu. A aeronave caiu em um terreno da propriedade Divina Reserva, nas margens da SC-110. O avião era um monomotor de prefixo PU-KFR.
De acordo com os bombeiros, o homem já não tinha sinais vitais quando a equipe chegou ao local. Já a mulher teve fratura exposta nas duas pernas, fratura de pelve e tinha sinais vitais instáveis. A vítima estava em choque e também apresentava traumatismo cranioencefálico.
Os bombeiros relataram que ela ficou com a parte inferior do corpo presa na aeronave, mas foi retirada rapidamente, sem a necessidade de ferramentas. Após o atendimento no local, a vítima foi levada pelo Samu para o Hospital de Bom Retiro, de onde foi transferida para uma unidade de Lages.
O corpo da vítima fatal precisou ser desencarcerado com técnicas e ferramentas de resgate. O homem pilotava o avião e foi identificado como José Germano Luchmann, de 61 anos. Ele era empresário, dono de um hotel em Palhoça, e seguia de Lages para Florianópolis quando sofreu o acidente. Germano morava em São José, na Grande Florianópolis.
Conforme testemunhas, a aeronave já estava caída no terreno quando pessoas perceberam o acidente, mas ninguém havia avistado a queda. Estima-se que ela tenha ocorrido mais de meia hora antes da solicitação do socorro. As causas deverão ser apuradas pelas autoridades.