De acordo com o secretário executivo da AMEOSC, Airton Fontana, a parceria com o Sebrae terá duração de 30 meses e vai envolver um levantamento completo dos atrativos turísticos nos municípios da região, além da construção de um roteiro integrado. O objetivo é aumentar a presença de turistas e fortalecer a governança regional.
“A ideia é trabalhar o turismo de forma conjunta, conectando o plano regional aos planos municipais. A proposta está madura e tem apoio das lideranças locais”, afirmou Fontana em entrevista à Rádio Peperi.
Além da consultoria, a AMEOSC também já iniciou a contratação de um turismólogo que irá prestar assessoria técnica aos municípios em projetos turísticos. A terceira ação em andamento é a elaboração de uma Agenda Estratégica de Turismo, que será a base para um plano coletivo de trabalho.
Segundo Fontana, as primeiras ações da consultoria devem começar em setembro, dentro do projeto Caminhos da Fronteira — uma iniciativa voltada à organização de circuitos turísticos, capacitação de empreendedores e fortalecimento da identidade regional.
Rede Peperi