O 12º Batalhão de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste já atendeu 75 ocorrências de incêndio entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Do total, 49 foram em vegetação e 26 em edificações. A unidade é responsável por cinco municípios da região São Miguel do Oeste, Belmonte, Bandeirante, Descanso e Paraíso.
Somente em agosto, foram registrados 8 incêndios, sendo 6 em áreas de vegetação e 2 em construções.
Um dos casos mais recentes aconteceu nesta terça-feira, 19, por volta das 15h20, no interior de Belmonte. Um foco de queimada em vegetação rasteira saiu do controle e atingiu um galpão na comunidade de Linha Lajinha. De acordo com os bombeiros, o fogo foi iniciado pelo proprietário da área e se espalhou rapidamente devido ao vento. Ninguém ficou ferido.
O Cabo Evandro dos Santos, do 12º BBM, reforça que, neste período do ano, as queimadas são extremamente perigosas.
“A vegetação está muito seca e o vento ajuda o fogo a se espalhar. Mesmo pequenas queimadas podem fugir do controle rapidamente.”
Ele recomenda não realizar queimadas, mesmo para limpeza de terreno, e lembra que há formas mais seguras de descartar resíduos.
“Se o fogo sair do controle, ligue imediatamente para o 193. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger vidas, propriedades e o meio ambiente”, concluiu.
Rede Peperi