Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação
ILUSÃO SOCIAL I
A palavra SOCIAL talvez seja o vocábulo mais utilizado nos últimos tempos no Brasil.
Nas universidades. Nas esquinas. Nos almoços. Até nos programas sem conteúdo da mídia estimula-se a consciência social.
Exige-se ‘responsabilidade social’ e canta-se em verso e prosa a ‘necessidade da reparação social’.
ILUSÃO SOCIAL II
A simples invocação desses termos, por si só, já dota o indivíduo das virtudes mais sublimes e dos sentimentos mais nobres.
Desta forma, mais rápido do que preparar miojo, a pessoa se transforma de simples alma muda em paladino respeitável. Tipo um justiceiro do bem.
Ganha, imediatamente, uma ‘vaguinha’ na turma dos construtores de um mundo melhor.
ILUSÃO SOCIAL III
Aí, então, com ‘intenções’ lindas e discurso monossilábico, esse time não para de crescer.
A notícia ruim, caros amiguinhos do ‘bem’, é que não está funcionando. Nunca funcionou. Jamais funcionará.
ILUSÃO SOCIAL IV
A sacralização do SOCIAL esconde as imperfeições mais óbvias da natureza humana.
Além disso, encalha a sociedade na fossa da indignação comum que já não sabe mais discernir o que é CAUSA e o que é EFEITO.
ESCULHAMBAÇÃO I
O Brasil virou uma verdadeira ‘casa da mãe joana’. O STF deixou de exercer a sua função que é ser o guardião da Constituição. Pior: descumpre o que está na Carta Magna.
As perseguições e decisões absurdas se tornaram as especialidades do Supremo que trocou a justiça pela injustiça.
ESCULHAMBAÇÃO II
É só comparar as sentenças que estão sendo aplicadas aos que participaram da manifestação de 08 de janeiro de 2023. Muitas ultrapassam as condenações aplicadas a latrocidas.
O cenário é caótico. A esperança é que agora, com a intervenção do Trump, a situação, ao menos, amenize. É deprimente para nosso país que o presidente de outra nação interfira para que a situação não piore.
ETERNO ATÉ QUE TERMINE I
É claro que há exceções, mas a maioria dos casamentos realizados nos anos 1980 em diante resultou em divórcios. Outros - não desfeitos - são de aparência.
Aliás, muitos ‘se aturam’, pois, com o perdão do trocadilho, se o ‘matrimônio’ acabar o ‘patrimônio’ terá que ser repartido.
ETERNO ATÉ QUE TERMINE II
Atualmente, apesar de muita gente juntar as ‘escovas de dentes’, normal é separar e anormal é ficar junto até que ‘a morte os separe’.Neste emaranhado todo penso de como deve ser desconfortável estar ao lado de quem não se gosta. Pior, no entanto, é alguém ficar com uma pessoa sabendo que ela não quer mais nada. Que deixa explícito ‘que já passou da hora do fim’.
ETERNO ATÉ QUE TERMINE III
Quando a paixão, sempre confundida com o amor, finda não há o que fazer. E mais: desde os namoros de adolescência todo mundo já descartou e foi descartado. Normal. A vida é isso.
O diferencial, no caso da rejeição, é que há os que aceitam. Outros lamentam. Ainda tem uma parcela que, com o tempo, comemora.
ETERNO ATÉ QUE TERMINE IV
E para fechar cito Machado de Assis: “Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento”.
“A DEMOCRACIA AGRADECE”
O projeto do governo federal de regulamentação das redes sociais é inconcebível. É tipo uma ditadura. Não tem embasamento consistente. O texto está na Casa Civil. Em breve será enviado ao Congresso.
Se isso acontecer o Brasil retroage em mais uma área. Além disso, enfraquece a nossa já decadente democracia.
IGNORÂNCIA
Como a natureza, a mente humana aborrece o vácuo. Então a ignorância não forma um espaço vazio na mente humana, mas é instantaneamente preenchida com bobagens.
PENSE NISSO
Importante lembrar que há mais perguntas do que respostas e que nem as melhores respostas e perguntas foram encontradas ainda.
VERDADES
-A maioria das mulheres não trai. Apenas buscam atenção que os maridos não lhe concedem.
-O homem conta à amante tudo que omite à esposa.
-Homem ‘pegador’ de verdade é o bebe quieto.
-Conviver com uma mulher possessiva é uma das piores torturas.
-Tanto o homem quanto a mulher sentem, no fundo, quando uma das partes deixou realmente de gostar.
-Relacionamentos com pessoas extremamente imprevisíveis são intensamente desgastantes. Para ambas as partes. A possibilidade de dar certo não chega a 1%.
-A probabilidade de uma mulher mudar a vida desregrada de um homem é infinitamente superior do que o homem mudar a vida depravada de uma mulher.
-Uma das coisas mais inúteis e humilhantes é insistir na ilusão de se reconciliar com a parte que deixa explícito, de várias formas, que a paixão acabou.
NA VEIA
Não há nada mais revelador sobre alguém do que aquilo que o tira do sério.
VOCÊ É INDECISO?
(x)Sim. (x) Não. (x) Não sei. (x) Talvez.
AMIZADES DE CRICIÚMA
Semana retrasada comentei sobre o juiz (hoje aposentado) Rubens Salfer. Inclusive, em breve, pretendo ir a Criciúma para visitar o magistrado e sua esposa, a sempre gentil Kátia. E também o filho dele, o advogado Antônio.
É claro que aproveitarei para conversar com a juíza da Vara de Execuções Penais (VEP) e corregedora do presídio, penitenciária Sul, e penitenciária feminina (todas de Criciúma), além de escritora, a elegante Débora Driwin Rieger.
É óbvio que que vou rever a querida amiga Élida Feltrin e seu marido, o exímio cirurgião-dentista, o boa gente Ariovaldo.
HÁ DEZ ANOS
Sábado, na Nova Farol, o rock falou mais alto. A banda Detonautas fez o público delirar com suas canções e de outros grupos e cantores como, por exemplo, 'Tempo Perdido' - Legião e 'Tente Outra Vez' - Raul Seixas. A turma do Tico Santa Cruz, que subiu ao palco sem camisa - todo seu tórax, costas e braços são tatuados -, também lembrou Cazuza.
Em tempo: Considero que o público ficou aquém do esperado. Ainda mais se tratando de uma banda da envergadura do Detonautas. Penso que a moçada de São Miguel e região deveria valorizar muito mais quando artistas desse porte aparecem porte aqui.
HÁ 20 ANOS
Vereador Alfredo Fabiani, que ficou uma semana de ‘molho’, está muito bem. “Foi só um susto”, disse.
O SOM
“Se ao menos o sorvete não derretesse. Se ao menos ríssemos todos os dias. Se ao menos a hora de fechar fosse um mito. Se ao menos tivéssemos mais uma hora...”. Parte da letra de ‘Brave’ - Snow Patrol.
Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.
Acesse o SITE Cine Peperi e confira!
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
SINOPSE
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos é o futuro filme da Marvel baseado nos famosos quadrinhos lançados em 1961 por Stan Lee e Jack Kirby. A história acompanha um grupo de astronautas que passa por uma tempestade de raios cósmicos durante seu voo experimental. Ao retornar à Terra, os tripulantes descobrem que possuem novas e bizarras habilidades. Reed Richards pode esticar seu corpo. Sua noiva, Susan Storm, ganha a habilidade de se tornar invisível. Seu irmão mais novo, Johnny Storm, adquiriu o poder de controlar o fogo e voar. Já o piloto Ben Grimm foi transformado em um monstro rochoso, dotado de uma incrível força. Ao tentar compreender seus poderes, eles terão que lidar com novas ameaças que testam seus verdadeiros poderes.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 12 anos
Duração: 115 minutos
Gênero: Ação
Companhia: Marvel
Elenco: Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Joseph Quinn
.
.
Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda
SINOPSE
Após os eventos inusitados de Sexta-Feira Muito Louca, onde Anna (Lindsay Lohan) e Tess (Jamie Lee Curtis), que são mãe e filha, trocaram de corpos e aprenderam lições valiosas, as coisas agora tomam um rumo ainda mais estranho. Anna agora é mãe de uma filha e se prepara para ser madrasta, enquanto Tess, agora avó e ganhadora de um Oscar, também está em um momento de grandes mudanças. Quando suas vidas se cruzam novamente, enfrentando os desafios de duas famílias se unindo, Tess e Anna descobrem que, de algum modo, o raio pode cair duas vezes. Uma nova crise de identidade se aproxima, e as duas terão que aprender mais uma vez a lidar com a transformação de suas vidas de maneira inesperada e cheia de surpresas.
FICHA TÉCNICA
Duração: 100 minutos
Gênero: Comédia
Companhia: Walt Disney
Elenco: Jamie Lee Curtis, Lindsay Lohan, Julia Butters
.
.
SINOPSE
O grupo de animais criminosos volta à ação, mas agora repaginados. Em Os Caras Malvados 2, cinco anos após os eventos do primeiro filme, Sr. Lobo e sua trupe infame de foras-da-lei decidiram abandonar o crime e se tornarem bons cidadãos, precisando aprender a lidar com as consequências dessa decisão. É mais difícil do que esperavam, lutando continuamente para ganharem a confiança e a aceitação das pessoas. Uma nova aventura surge, porém, quando um esquadrão de mulheres bandidas os força a fazer um serviço perigoso. Será preciso, então, dar uma pausa na aposentadoria para realizar o que dizem ser seu último trabalho.
FICHA TÉCNICA
Classificação: Livre
Duração: 104 minutos
Gênero: Animação
Companhia: Universal
Elenco: Sam Rockwell, Craig Robinson, Anthony Ramos
.
.
SINOPSE
A Hora do Mal acompanha o misterioso e inexplicável desaparecimento de 17 crianças de uma mesma turma, a classe da professora Gandy (Julia Garner). Numa noite qualquer, exatamente às 2h17 da madrugada, todos os alunos da sala de Gandy acordaram, fugiram de suas casas por livre e espontânea vontade e sumiram – com exceção de um único jovem, o tímido Alex Lilly. Sem nenhum sinal de arrombamento, violência ou sequestro, a cidade inteira passa a exigir respostas sobre o que pode ter acontecido naquela noite. Quem ou o que pode estar por trás deste estranho evento? Gandy vira o principal alvo do escrutínio público, já que todos os moradores do pequeno subúrbio acreditam que ela é a responsável pelo caso. Ao mesmo tempo, uma cidade em luto tenta seguir com sua rotina enquanto os pais lutam para desvendar o que ocorreu e as autoridades buscam por informações pela cidade.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 18 anos
Duração: 128 minutos
Gênero: Terror
Companhia: Warner Bros.
Elenco: Josh Brolin, Julia Garner, Alden Ehrenreich
.
.