Notícias

O que Santa Catarina fez para reduzir em 95% o número de mortes por dengue em 2025

Distribuição de aparelho que auxilia na avaliação do paciente, ampliação da vacinação e campanhas de conscientização estão entre as estratégias adotadas pelo estado no combate à doença

O que Santa Catarina fez para reduzir em 95% o número de mortes por dengue em 2025
Foto: Pixabay

Santa Catarina reduziu em 95% o número de mortes por dengue em 2025 em comparação com o ano anterior. Neste ano, foram registrados 17 óbitos pela doença, sendo que outros três casos estão sob investigação. No ano passado, até agosto, o estado possuía 341 mortes causadas pelo vírus.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a distribuição de aparelhos de hematócrito rápido, a ampliação da vacinação e intensificação das campanhas de conscientização estão entre as principais estratégias inovadoras adotadas.

Conforme o painel de monitoramento do Cieges SC (Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina), as ações realizadas também resultaram em uma expressiva diminuição dos casos. Foram confirmados 17.898 casos neste ano, uma redução de 94,5% em comparação com os 324.632 casos de 2024.

O que Santa Catarina fez para reduzir as mortes por dengue em 2025

Distribuição de aparelhos de hematócrito rápido

Santa Catarina distribuiu 800 equipamentos para determinação de hematócritos nas prefeituras do estado, para uso em unidades de saúde e pronto atendimento.

O aparelho permite monitorar os níveis de hematócrito, indicador essencial para avaliar a gravidade da dengue. Pacientes com aumento progressivo desse nível estão mais propensos a evoluir para quadros graves, exigindo atenção médica imediata e especializada.

Com a iniciativa, é possível a detecção dos casos de forma agilizada, evitando complicações médicas e a sobrecarga dos hospitais durante os surtos da doença.

Os aparelhos foram entregues para 175 municípios infestados pela doença. Desde o início da distribuição foram realizados 9.140 testes com os equipamentos.

Ampliação da vacinação

Outra medida considerada pela Secretaria de Estado da Saúde como importante na redução de mortes por dengue é a ampliação da vacinação no estado.

A estratégia foi expandida nas regiões de Foz do Rio Itajaí e Alto Uruguai Catarinense, para adolescentes entre 10 e 16 anos. As localidades se juntaram às regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste. Atualmente, 100 municípios aplicam a vacina.

Campanhas de conscientização e combate ao mosquito

O governo estadual também destaca as ações de comunicação no combate à dengue. Desde 2023, as campanhas de alerta receberam mais de R$ 15 milhões.

As iniciativas envolvem a divulgação nas redes sociais do governo e da Secretaria de Estado da Saúde, matérias e boletins publicados nos sites institucionais e conteúdos divulgados de forma espontânea nos veículos de comunicação.

NSC

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 25º - Mínima 11º
Períodos nublados com chuva fraca

Sábado
Máxima 26º - Mínima 13º
Céu limpo

Domingo
Máxima 27º - Mínima 15º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 27º - Mínima 17º
Períodos nublados

Terça
Máxima 27º - Mínima 17º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.