Com o lema ‘Peregrinos da Esperança’, foi realizada no domingo (31), em Xanxerê/SC, a 8ª Romaria Vocacional. As caravanas de todas as paróquias, que compõem a Arquidiocese de Chapecó/SC, saíram cedo das suas comunidades para chegar por volta das 8h em Xanxerê na abertura do encontro religioso, que reuniu mais de dez romeiros.
A Paróquia São Miguel Arcanjo, que engloba os municípios de SMOeste, Bandeirante, Barra Bonita e Paraíso, participou com mais de 400 romeiros. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Guaraciaba esteve presente com mais de 90 romeiros.
A programação começou com uma caminhada de cerca de dois quilômetros, desde o centro da cidade até o parque de exposições da FEMI, onde foi desenrolada toda a atividade durante o dia. Durante a Santa Missa, presidida pelo arcebispo dom Odelir José Magri, foram enaltecidos os diversos temas abordados, como por exemplo: Agroecologia – Semear e Cultivar a Esperança, partilhar para nos enriquecer, o mundo precisa da esperança, acolher e encantar com a oração vocacional, a igreja é chamada para uma constante conversão, inteligência artificial, direito à educação, realidade da economia, direito à saúde. e demais assuntos.
Conforme o bispo dom Odelir, o objetivo central da romaria foi de possibilitar que crianças, adolescentes, jovens e adultos despertem a sua vocação, refletir como peregrinos da esperança, o cuidado da vida, das vocações e da casa comum. No encerramento da romaria, com a celebração do envio, o bispo fez a benção das sementes, que depois foram distribuídas entre todos, que as levaram e cultivarão nas suas comunidade.
WH3