No mês de agosto foi realizada a segunda captação externa de órgãos no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé em 2025. O doador era morador de São Miguel do Oeste, vitimado por um Acidente Vascular Cerebral. Em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva, evoluiu para morte encefálica.
Com a doação de órgãos autorizada pela família, foram seguidos os trâmites legais pela Comissão Hospitalar de Transplantes e Central de Transplantes de Santa Catarina. A captação do fígado foi realizada pela equipe do Centro Cirúrgico do HRTGB-Santé, liderados pelo cirurgião Dr. Guilherme Werlang, e do Hospital São Vicente, de Curitiba, para onde o órgão foi transportando.
Em julho foi realizada a primeira captação externa do ano, com pulmões captados por cirurgiões da Santa Casa de Porto Alegre e córneas captadas pela equipe do HRTGB e encaminhadas a Florianópolis. Antes disso, foi realizada uma captação interna, também de córneas.
Santa Catarina é o maior doador de órgãos do País
Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde celebrou a conquista de Santa Catarina como Estado líder na doação de órgãos, com maior taxa de doadores – 42,4 por milhão de habitantes.
O Estado também registrou o menor índice de recusa familiar para a doação, com apenas 28,4%.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso é uma unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, 100% SUS, administrada pelo Instituto Santé e que conta com uma comissão interna para captação e transplante de órgãos.