A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem por maus-tratos contra animais, manter um canil clandestino e fraude processual, nesta sexta-feira, dia 19, no bairro Ratones, em Florianópolis. Na operação, 24 cães da raça border collie foram resgatados em condições insalubres.
As investigações começaram após denúncia de que filhotes estavam sendo criados e vendidos em más condições de saúde. No local, os animais eram mantidos em espaços pequenos e sujos, com cercas elétricas, sem proteção adequada, além de terem acesso precário a água e alimentação. Havia informações de que alguns filhotes ingeriam as próprias fezes.
Durante uma primeira vistoria, o responsável foi notificado para adequar a situação. Porém, na fiscalização de retorno, constatou-se que os cães continuavam em situação de risco. Com mandado de busca e apreensão, a polícia encontrou uma construção nos fundos do terreno que não havia sido informada, onde estavam dois filhotes separados da mãe.
No momento da abordagem, o suspeito tentou retirar fios da cerca elétrica para atrapalhar o trabalho dos agentes e foi autuado também por fraude processual qualificada.
Os cães foram resgatados e encaminhados pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) para atendimento veterinário e adoção responsável. O homem permanece à disposição da Justiça.
Oeste Mais