Azia, sensação de queimação, regurgitação e tosse podem ser sintomas do refluxo gastroesofágico, uma doença benigna que afeta o esôfago. A enfermidade é relativamente comum na população e se caracteriza pelo retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, ocasionando os sintomas.
"Em casos em que não se consegue sucesso no tratamento clínico feito por meio de dietas, mudança de hábitos e uso de medicações, pode ser indicada a cirurgia. As causas da doença podem estar associadas ou não à hérnia de hiato (um defeito anatômico) e a distúrbios funcionais na transição esofagogástrica", explica o cirurgião do aparelho digestivo Dênis Pajecki.
Já entre as doenças malignas está o câncer do esôfago, que pode se apresentar de duas formas principais.
"Um deles é o carcinoma espinocelular, cuja causa está fortemente relacionada ao tabagismo e ao alcoolismo. Já o adenocarcinoma em geral está ligado à Doença do Refluxo Gastroesofágico mal controlada e de longa duração”, destaca o especialista.
A cirurgia do câncer de esôfago em geral é feita pela remoção do tumor e inclui a retirada de parte do esôfago e do estômago. O tratamento dessa doença acontece por cirurgia associada a quimioterapia e/ou radioterapia, e definido por protocolos bem estabelecidos, envolvendo cirurgiões e oncologistas.
"Nos últimos anos as cirurgias do esôfago foram beneficiadas pelos avanços da cirurgia minimamente invasiva”, afirma Pajecki, destacando a videocirurgia e tecnologia robótica.
Oeste Mais